Blog do Prisco
Notícias Últimas

Governador Carlos Moisés e Presidente da SCGÁS visitam Petrobras e Ministério de Minas e Energia

 
 
Objetivo é debater com os órgãos a necessidade de ampliação do suprimento de Gás Natural no Estado e o aumento da competitividade do insumo
O Governador Carlos Moisés e o Presidente da SCGÁS, Willian Anderson Lehmkuhl, irão ao Rio de Janeiro nesta sexta-feira (13) para cumprir agenda na Petrobras, atual supridor de Gás Natural em Santa Catarina. Na segunda-feira (16), eles terão reunião no Ministério de Minas e Energia (MME), em Brasília.

A agenda tem o objetivo de discutir com os órgãos possibilidades para a ampliação do suprimento no Estado, considerando a crescente demanda do mercado, principalmente o industrial, e as limitações atuais do Gasoduto de Transporte Bolívia-Brasil (Gasbol).

Outro ponto que será discutido é a recente perda de competitividade das tarifas de Gás Natural catarinense em relação ao mercado de São Paulo, por exemplo, que compete especialmente com as indústrias do setor cerâmico. O Gás Natural comercializado pela Petrobras é mais barato para o mercado paulista, o que pode enfraquecer o setor cerâmico em Santa Catarina.

Além do Governador Moisés e Lehmkuhl, Luciano Buligon, Secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Coronel Márcio Ferreira, Chefe de Gabinete do Governador, Cleicio Poleto Martins, Diretor Presidente da CELESC, acionista majoritária da SCGÁS, e Mario Aguiar, Presidente da FIESC, estarão na comitiva que segue à Brasília.

“A ampliação da oferta de Gás Natural para atender a demanda da indústria catarinense é uma das prioridades da nossa gestão. Por isso, viemos até Brasília para viabilizar, junto aos órgãos responsáveis e fiscalizadores, maneiras de aumentar o fornecimento do insumo para Santa Catarina. Assim, nossas indústrias terão um Gás Natural mais competitivo para continuar crescendo e poderemos distribuir o insumo para novas regiões do Estado”, comenta o Governador Carlos Moisés.

Suprimento de Gás Natural em Santa Catarina

O contrato atual de suprimento com a Petrobras prevê a aquisição de 2,08 milhões de m³/dia de gás natural, com possibilidade de distribuição de mais 5% da quantidade contratada. O Gasbol, que abastece o Estado, atingiu seu limite de capacidade na zona SC2, que abrange os pontos de entrega de Biguaçu até Nova Veneza na Região Sul catarinense. Essa limitação acontece devido a diminuição do diâmetro e porque a região consome grandes volumes de Gás Natural, puxado principalmente pelas indústrias do segmento cerâmico.

Trabalhamos pela ampliação do suprimento em Santa Catarina há mais de 10 anos. Essa parceria com o Governo de Carlos Moisés nos ajuda no diálogo com os órgãos responsáveis pelo abastecimento de Gás Natural e podemos trabalhar para ampliar a capacidade da oferta, já que iremos conectar 122 novas indústrias até 2025. Investimentos da Petrobras para aumentar a capacidade do gasoduto irão de encontro com os planos de expansão da SCGÁS e do mercado industrial catarinense”, conclui o Presidente da SCGÁS, Willian Anderson Lehmkuhl.

Atualmente, o Gás Natural atende 324 indústrias em Santa Catarina, responsáveis por 50% do PIB industrial do Estado. Até 2025, a SCGÁS projeta investir mais de R$ 457 milhões para construir 507 novos quilômetros de rede. Para não afetar o abastecimento do mercado, em especial do Sul catarinense, a SCGÁS finalizou recentemente processo de Chamada Pública e contratou suprimento adicional de GNL (Gás Natural Liquefeito) vindo da Argentina. A distribuidora catarinense também participa de Chamada Pública Coordenada junto com outras quatro distribuidoras do centro-sul do país.