Blog do Prisco
Destaques

Governador discute proteção e bem-estar dos animais

A vereadora de Florianópolis Pri Fernandes (PODEMOS) se reuniu com o governador do Estado, Carlos Moisés (PSL), para discutir questões relacionadas à proteção e ao bem-estar dos animais. Moisés se mostrou sensível à causa e levantou a possibilidade da criação de um conselho estadual para tratar do assunto.
O encontro, que ocorreu na manhã desta terça-feira (23), na Casa d’Agronômica, contou com a participação do Chefe da Casa Civil, Eron Giordani.

A vereadora avaliou como sendo promissores os encaminhamentos da reunião com o chefe do Executivo catarinense. Pri Fernandes considera que a instalação de um conselho estadual seria uma maneira de garantir a participação de todos os atores envolvidos na luta pelos direitos dos animais no planejamento de políticas públicas.

“Quando se trata de proteção e bem-estar animal, devemos sempre ouvir e respeitar a sociedade civil, representada através de entidades, protetores ou mesmo voluntários”, destacou a vereadora.

Pri Fernandes conversou com Moisés a respeito de ações para lidar com os problemas causados por fogos de artifício. O governador, que perdeu o cão Tobias no último Réveillon em decorrência do barulho causado pelos artefatos, reforçou a necessidade do engajamento da sociedade nesse debate.

O combate à farra do boi e a revisão do protocolo de abate sanitário de animais apreendidos também foram tratados ao longo do encontro.

Delegacias especializadas

A instalação de delegacias ou divisões de Defesa e Proteção dos Animais e do Meio Ambiente em Santa Catarina – demanda já apresentada pela vereadora ao delegado-geral adjunto da Polícia Civil do Estado, Fernando Callfass – foi exposta ao governador do Estado nesta manhã.

“Em comparação aos outros Estados do Brasil, Santa Catarina está bastante atrasada. Por isso, a urgência de providenciarmos logo uma estrutura especializada nessas áreas de atuação”, explicou Pri Fernandes.

A vereadora considera um avanço o fato de questões relacionadas ao bem-estar animal estarem ganhando cada vez mais espaço em âmbito estadual. “Acho que é a primeira vez que um governador de Santa Catarina recebe essas pautas, assumindo compromissos e sinalizando com ações concretas. Fico feliz em ver chefes do executivo, como o próprio prefeito Gean Loureiro (DEM), que há muito tempo atua em defesa dos animais, somando forças a favor da nossa causa”, concluiu.