Blog do Prisco
Manchete

Governador e secretário da Educação recebem homenagem da Acafe com Título Honoris Causa

Em reconhecimento e agradecimento pela contribuição à educação superior de Santa Catarina por meio do programa Universidade Gratuita e outras ações realizadas em prol dos estudantes catarinenses, o governador Jorginho Mello e o secretário da Educação, Aristides Cimadon, receberam uma homenagem da Associação Catarinense de Fundações Educacionais (Acafe) na noite desta segunda-feira, 21.

A homenagem é a maior honraria acadêmica. Outros secretários de Estado e agentes públicos foram reconhecidos com o Mérito Educacional.

“Eu fiz a opção pela educação. É um momento muito emocionante e me lembro da minha mãe que está no céu, eu sei o quanto foi difícil pagar a universidade. Por isso é muita felicidade poder entregar esse programa para Santa Catarina, tenho certeza que é o maior projeto da minha vida, pois iremos realizar o sonho de muita gente”, comemorou o governador Jorginho Mello.

Com investimentos que chegarão a mais de R$ 2 bi, o projeto beneficiará mais de 70 mil estudantes em 2026, ampliando o acesso e contribuindo para a permanência de estudantes das instituições de ensino comunitárias.

Emocionado, o secretário da educação dedicou o título aos alunos catarinenses. “Os estudantes são a razão de tudo isso, é para eles que trabalhamos desde o ensino básico até o ensino superior. O programa Universidade Gratuita é uma grande mudança na educação superior, que irá elevar a régua da educação catarinense e dar a esses jovens mais oportunidades para aprendizado e desenvolvimento, vai possibilitar que eles entrem e permaneçam nas universidades”, enfatizou.

Luciane Ceretta e Jorginho Mello

A presidente da Acafe, Luciane Bisognin Ceretta, fez uma retrospectiva da dedicação do governador em prol do ensino superior e das universidades comunitárias e justificou os títulos pela luta coletiva. “Honoris Causa é por alguém que luta por uma causa nobre. E o Universidade Gratuita é só um desfecho de uma luta de alguém que tem na vida pública a educação como prioridade. Na lei do Fundo Social, na implantação do artigo 170, na promulgação da Lei 12.881, o governador Jorginho Mello estava à frente. Foram muitas lutas que permitiram estarmos aqui hoje”, relembrou.

Receberam o Mérito Educacional Acafe: a vice-governadora, Marilisa Boehm; o secretário da Fazenda, Cleverson Siewert; o secretário da Casa Civil, Estêner Soratto da Silva Júnior; o secretário da Administração, Moisés Diersmann; a secretária adjunta de Educação, Patrícia Lueders; o procurador-geral do Estado, Marcelo Mendes; a secretária Executiva de Articulação Nacional, Vânia Franco; a secretária-geral do Governo, Danieli Pinheiro Porporatti e o diretor de Planejamento e Políticas Educacionais da SED, Marcos Roberto Rosa.

Fotos: Eduardo Valente / Secom