Blog do Prisco
Destaques

Governador participa de ato para assinatura do contrato de concessão do aeroporto de Chapecó

O governador Carlos Moisés acompanhou o ato de assinatura do contrato de concessão para expansão, exploração e manutenção do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso de Chapecó. As operações, que ficam a cargo da Concessionária Voe Xap, empresa do Grupo Socicam, começam no próximo domingo, 13. A cerimônia foi realizada nesta sexta-feira, 11, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes.

“A concessão traz investimentos imediatos e futuros. O impacto é muito positivo, gera atração de outros operadores, outras empresas, facilita a conexão do Oeste com o restante do país e porque não dizer do mundo. Vai dar segurança, acessibilidade, conforto para quem usa o aeroporto, além de desenvolver a região. Hoje lançamos aqui uma grande semente para que o Oeste de Santa Catarina seja muito maior do que ele é”, disse Carlos Moisés.

O governador ressaltou ainda os incentivos do Estado, como redução da alíquota de ICMS de querosene de aviação de 17% para 12%, caso a companhia aérea opere voos regulares em, no mínimo, quatro aeroportos de Santa Catarina e para 7%, caso a companhia em, no mínimo, seis aeroportos de SC. O projeto de lei foi encaminhado para Alesc na última semana para apreciação e posterior votação.

Concessão

O contrato de concessão tem duração de 30 anos e prevê uma série de investimentos, como duplicação do tamanho do terminal, que passará a ter uma área construída de 2.400 metros quadrados; expansão da área comercial. Além da instalação de um moderno sistema de internet sem fio, o Wi-Fi 6, duplicação das salas de embarque e desembarque; duplicação do número de sanitários públicos; modernização dos equipamentos de auxílio a pousos e decolagens; implantação de moderno terminal de cargas.

O diretor da Divisão de Aeroportos da Socicam e presidente do Voe Xap, Marcelo Bisordi, informou que a partir de janeiro iniciam as obras em todo terminal, incluindo operação com equipamentos, que vai trazer a segurança necessária para os voos.

“Temos 240 dias conforme o edital para entregar os investimentos do terminal com todas as melhorias. Vamos ter depois de concluído, um terminal com porte para 1,5 milhão de passageiros/ano. Ainda teremos novas rotas, uma delas, anunciada hoje, é da Companhia Azul, já marcada para o ano que vem para Curitiba e estamos em estudo para a partir de 2022, duas novas: Brasília e Guarulhos”, salientou, acrescentando que o aeroporto vai gerar 500 empregos diretos e indiretos.

“Com as operações da Voe Xap, em Chapecó, a região pode vislumbrar os investimentos necessários, pelos quais a região anseia há muito tempo. A concessão irá ampliar o potencial da região e apresentar novas possibilidades de investimentos, além do previsto no período de concessão. Este dia é um marco para Chapecó e para Santa Catarina”, declarou a vice-governadora Daniela Reinehr.

O Aeroporto Serafim Enoss Bertaso será o 15º terminal aeroportuário gerido pela Socicam.

“A parceria entre o município, Estado e União fez com que pudéssemos trazer a ferramenta mais moderna que os aeroportos têm no mundo, que é a concessão. Modernizando o terminal, modernizamos nossa economia e o desenvolvimento regional. É uma grande conquista para Chapecó, um avanço para toda a Grande Região”, pontuou o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon.

Ainda no evento o prefeito entregou a ordem de serviço para a restauração de 3,5 quilômetros, entre o contorno Viário Oeste e o aeroporto, no valor de R$ 4,3 milhões.

Sobre o aeroporto

O aeroporto de Chapecó é considerado um dos maiores aeroportos regionais do país em infraestrutura, movimentação de passageiros e área de abrangência. Localizado em posição geográfica favorável, atende um raio de 300 municípios entre o Oeste de Santa Catarina, Sudoeste do Paraná e o Noroeste do Rio Grande do Sul. Beneficiando cerca de 2,5 milhões de habitantes. O aeródromo contabiliza hoje uma média de 30 mil embarques e desembarques mensais e 40 voos semanais por semana.

O ato foi acompanhado pelo o chefe da Casa Civil, Eron Giordani, secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Thiago Vieira, deputados estaduais Altair Silva, Mauro de Nadal, outras autoridades da região, secretários e integrantes do Governo do Estado.