Blog do Prisco
Notícias Últimas

Governador sanciona duas leis de autoria de Lázare

A partir da noite desta quinta-feira, o município passará a ser a Capital Catarinense da Uva e do Espumante

O deputado Natalino Lázare, presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa, participa, nesta quinta-feira, 21, na Unoesc de Videira, a partir das 19h30min, do primeiro dos 35 encontros regionais protagonizados pelo governador do Estado.

Na oportunidade, Raimundo Colombo vai sancionar (transformar em lei) dois projetos de autoria do parlamentar já aprovados pela Alesc.

Vão virar lei estadual a proposta que institui o Vale das Frutas na região do Meio-Oeste de Santa Catarina e também o projeto que acrescenta a palavra espumante à lei já existente que denomina a cidade de Videira como a Capital Catarinense da Uva. A partir da noite desta quinta-feira, o município passará a ser a Capital Catarinense da Uva e do Espumante.

Natalino Lázare - eletrificação rural
Deputado destaca que as duas matérias são importantes para o desenvolvimento da economia regional

Neste caso do título videirense, trata-se de uma reivindicação das vinícolas, que vêm aprimorando e ampliando a produção de espumantes de alta qualidade.

Já o Vale das Frutas vai criar um selo para a região e sua produção frutícolas, disponibilizando um pacote tecnológico para incentivar ainda mais o cultivo em todo o Meio-Oeste catarinense.

“São duas conquistas importantes, que muito me alegram e enchem nossa região de orgulho. O governador apoia as iniciativas e fez questão de assinar  nossos projetos, que, na verdade, são nossas lutas e da nossa comunidade, em Videira. É um reconhecimento à importância da região e também ao nosso trabalho e de nossos apoiadores,” comemora Natalino Lázare.

 

SAIBA MAIS SOBRE O VALE DAS FRUTAS

– ALTERNATIVA DE RENDA

Criar alternativas de renda para os pequenos produtores de suínos e aves afetados pela crise provocada pelo aumento do preço do milho. Este é o objetivo do projeto apresentado nesta sexta-feira às lideranças ad Amarp. Com o apoio de pesquisadores e produtores rurais, a proposta deve ser apresentada ao governador do Estado ainda neste ano.

– DETALHES

A proposta, de acordo com o parlamentar, é que os produtores que possuem áreas ociosas em suas propriedades passem a empregá-las para a produção de frutas.

Para tanto, será disponibilizado ao agricultor um “pacote tecnológico” contendo informações como as variedades mais propícias ao clima e solo de cada região, formas de plantio e manejo, equipamentos para irrigação e proteção contra granizo e geada, já com os custos para implementação, e como acessar as linhas de crédito existentes.

– O EVENTO DO GOVERNO

Videira irá abrir a série de encontros que acontecerão em todas as 35 Agências de Desenvolvimento Regional, protagonizados pelo governador Raimundo Colombo. O encontro está programado para acontecer no próximo dia 21 de setembro, no auditório da Unoesc, de Videira, a partir das 19h30, com entrada aberta a todos os interessados. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 14, pelo executivo de articulação política na Casa Civil do Governo do Estado, Arão Josino, que esteve na região, falando com o secretário e gerentes da ADR e com representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Prefeitura de Videira.

Fotos>arquivo, divulgação