Blog do Prisco
Destaques

Governadora garante prioridade às obras estruturantes de Joinville

A governadora Daniela Reinehr garantiu aos empresários de Joinville que o Governo do Estado dará prioridade às obras estruturantes do Eixo de Desenvolvimento Norte da cidade. A afirmação foi dada durante uma reunião de trabalho com o setor produtivo na sede da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), na tarde desta segunda-feira, 09.

Além da duplicação do Eixo Industrial, que envolve as ruas Edgar Meister e Hans Dieter Schmidt e já está em andamento, também serão reservados recursos para obras como a construção do elevado no entroncamento da Rua Dona Francisca com o Eixo industrial, a abertura do Eixo K e da Rua Almirante Jaceguay, para que este seja o principal acesso à maior cidade do Estado.

A reunião foi mediada pelo presidente da ACIJ, Marco Antonio Corsini, e teve a presença de secretários de Estado, do prefeito Udo Döhler, parlamentares e secretários municipais. No próximo dia 16 de novembro, os representantes da ACIJ devem ir a Florianópolis para a entrega dos projetos executivos das três obras, que deverão ser incluídas no orçamento de 2021 do Estado.

A governadora ressaltou que o modelo de parcerias entre o Governo do Estado e o setor produtivo é extremamente salutar e agiliza os investimentos. Os três projetos executivos foram pagos pela ACIJ, com o auxílio administrativo da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade.

“A infraestrutura é uma prioridade. Nós temos alguns desafios imediatos, como o gerenciamento da pandemia, mas, em termos de futuro, a infraestrutura é essencial. Esse corredor de oportunidades é um eixo logístico extremamente importante para o escoamento da produção. Ele terá uma preferência, sim. Trata-se de um projeto feito a muitas mãos, que demonstra ser a união de esforços sempre o melhor caminho. É um projeto que chega sanado”, afirmou a governadora em coletiva após a reunião.

Obras vitais para o desenvolvimento

Os representantes da ACIJ também falaram da importância de outras duas obras para o Eixo de Desenvolvimento Norte: a duplicação da Rua Dona Francisca e a revitalização da Rua Edmundo Doubrawa, que também constam no planejamento do Governo do Estado.

O presidente da ACIJ, Marco Antonio Corsini, relembrou a criação de um grupo de trabalho com os secretários de Estado da Infraestrutura, Thiago Vieira, da Fazenda, Paulo Eli, e do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Siqueira, onde ficou definido que a entidade seria a responsável pela elaboração dos projetos. Ele celebrou o farto diálogo com o Governo do Estado e afirmou que os investimentos em infraestrutura significam uma melhoria de arrecadação para o Estado no futuro.

“Assim nós vamos gerar mais empregos e novos negócios surgirão. Essa parceria é muito importante. Nós levamos as demandas e o Estado entendeu que é necessário fazer”.

O prefeito Udo Döhler lembrou que a cidade de Joinville tem mantido um ritmo consistente de crescimento econômico e as obras do Eixo Norte são essenciais para o futuro da cidade. Segundo ele, hoje o trânsito na parte industrial da cidade já está muito congestionado.

“Essas obras serão trabalhadas em uma parceria entre o Estado, o município e a ACIJ. Os projetos serão entregues no próximo 16. São investimentos que significarão para Joinville a mobilidade necessária para que o município possa crescer sem transtornos e sem dificuldade no escoamento da produção. Esse é um modelo novo, uma espécie de PPP informal, que fará diferença no futuro promissor que nos aguarda”, disse o prefeito.

Outras agendas no Norte

Além da reunião na ACIJ, a governadora também cumpriu agenda nas cidades de Jaraguá do Sul e Guaramirim nesta segunda-feira. Em Jaraguá do Sul, também participou de uma reunião na associação empresarial, onde garantiu a continuidade das obras no trecho estadualizado da BR-280. Em Guaramirim, ocorreu a inauguração de um CEDUP, com investimento de pouco mais de R$ 10 milhões.

fotos>Maurício Vieira, Secom

Posts relacionados

Secretaria de Educação de Joinville abre processo para rematrícula de alunos para 2026

Redação

Prefeitura de Joinville contrata empresa para realização de concurso público

Redação

Na França, deputada Daniela Reinehr debate modernização da legislação portuária

Redação