Blog do Prisco
Coluna do dia

O cenário em Jaraguá do Sul

O quadro na pujante e cidade-modelo para Santa Catarina e o Brasil é atípico. Apenas três candidaturas, quando a maioria esmagadora dos principais municípios apresentaram o dobro e o triplo de nomes para o eleitorado.

Indicativo claro de um favoritismo muito forte do atual prefeito. Antídio Lunelli, do MDB, fez uma administração exitosa e inteligente.

Empresário vitorioso, que começou muito jovem a trabalhar na roça e construiu uma empresa de porte nacional, Lunelli inclusive já é lembrado por muitos correligionários, empresários e pessoas de bem, como possível alternativa para 2022 no contexto estadual.

Como adversário, alguém que tem uma densa história política. Trata-se do ex-prefeito Ivo Konell, que também elegeu a esposa, Cecília, prefeita da cidade. Homem combativo, aguerrido, Konell também é uma figura muito polêmica.

Marcando território

Há, ainda, a candidatura do partido Novo. Tudo indica que muito mais para marcar posição, entrar no jogo e também para beliscar algum espaço na Câmara de Vereadores. Só uma reviravolta muito grande tira a reeleição de Antídio em Jaraguá do Sul.

O cenário em Palhoça

A cidade, que está no tope dez dos maiores colégios eleitorais do estado, tem sete candidaturas a prefeito.

Destaque para três delas. O coronel Ivon de Souza, do PSL, que já foi inclusive eleito prefeito, mas não assumiu por ter sido alvo de complô partidário; o comunicador Sérgio Guimarães, indicado pelo senador Jorginho Mello e influente nas redes sociais; e o candidato de situação, Eduardo Freccia.

Respaldo do benefício

Freccia foi secretário de Infraestrutura do município. Apesar de não ser tão conhecido, tem o respaldo total do prefeito Camilo Martins que, a exemplo de Luciano Buligon em Chapecó, é um grande cabo eleitoral do benefício.

Subchefe

Eduardo Pizzolatti Miranda Ramos é o novo subchefe da Casa Civil. Advogado de formação, colega de profissão da governadora Daniela Reinehr. Na advocacia obteve reconhecimento e destaque por sua atuação, tendo exercido dois mandatos como Conselheiro Estadual da OAB/SC. Com larga experiência no meio político e excelente trânsito na ALESC, vem somar forças ao quadro da administração estadual.

Inovação by SC

A tecnologia tem sido uma importante aliada do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG) para que os pacientes fiquem o menor tempo possível na emergência e no ambulatório à espera de internação. Há três meses um aplicativo desenvolvido por estudantes do SENAI vem sendo utilizado pela entidade.

Celeridade estratégica

Ainda em fase de testes, o software faz a gestão de leitos para que o paciente seja internado no máximo em uma hora (de acordo com a gravidade do caso). Supervisor dos cursos técnicos do SENAI/SC em Florianópolis, João Clayton Aires conta que a ideia do aplicativo surgiu em abril durante conversa com a direção do hospital.

Posts relacionados

Libera geral

Autor

Fanfarronice sem limites

leander

A lista e as listas

Autor