Blog do Prisco
Manchete

“Governar é levar resultados”, diz Décio ao criticar queda de investimentos em SC

Candidato destacou importância de dialogar com os setores do estado

O candidato da Frente Democrática (PT, PSB, PCdoB, PV e Solidariedade) ao governo de Santa Catarina, Décio Lima, reforçou nesta terça-feira (10) o compromisso em trazer resultados efetivos para o estado a partir da parceria com o ex-presidente Lula, que lidera as pesquisas de intenção de voto com cerca de 10 pontos percentuais de vantagem.

“Muitos dos que votaram no Bolsonaro, acredito, terão nesse período uma condição melhor de refletir aquilo que é importante para Santa Catarina. Vamos deixar Santa Catarina sendo tratado com descaso? […] Governar é trazer resultados, e é isso que eu vou fazer pelo estado de Santa Catarina”, disse Décio, em entrevista à Rádio Som Maior.

“Não há qualquer ação concreta de programa ou obras que os catarinenses possam aplaudir neste período [de Bolsonaro]”, completou o candidato, que ressaltou ainda as conquistas sociais dos governos do PT.

Décio acrescentou que pretende adotar um modelo de governança que conte com a participação da sociedade organizada, e citou que planeja abrir um amplo diálogo com trabalhadores e empresários para assegurar melhorias no estado. “Ninguém governa sozinho, e teremos um governo plural representando o retrato da sociedade catarinense”, disse o candidato, que foi prefeito de Blumenau por dois mandatos.

Valores e planejamento
Em contraponto ao discurso de ódio que dominou o ambiente bolsonarista, com o qual disputa o cargo este ano, Décio disse que não deve haver mais espaço para autocracia e falta de um olhar atento para as minorias.

“Desde o começo da minha atividade pública estive na luta pela democracia, contra a ditadura, contra o arbítrio. Nos caminhos que trilhei nunca me faltou o elemento da paixão […] Construí um caminho com respeito e oferecendo garantia aos menos favorecidos. Tenho a democracia como um valor universal”, reiterou o candidato.

Nesse sentido, Décio descartou a hipótese em atuar por meio de um planejamento estratégico para destinação de recursos. Segundo ele, em seu governo não haverá espaço para troca de favores políticos, em referência ao escândalo do orçamento secreto protagonizado pelo governo de Jair Bolsonaro.

“Não vou fazer, assim como nunca fiz, o que há de mais perverso na política, que é o fisiologismo. Temos um planejamento estratégico com garantia de recursos no futuro governo de Lula na Presidência. O povo de Santa Catarina precisa voltar a ser respeitado”, salientou.

Saúde
Ao comentar sobre o caos na saúde de Santa Catarina, Décio defendeu a criação do Sistema Único de Saúde Catarinense – o SUS Catarinense – como forma integrar as unidades hospitalares estaduais, municipais e filantrópicas, o que permitirá reduzir as filas na saúde e dar mais eficiência à destinação de recursos na área.

Nesse sentido, o candidato reforçou o compromisso com a região Sul do estado e afirmou que irá garantir a construção de um hospital público para desafogar o Hospital de São José.

Combate à fome
Na entrevista, Décio reafirmou o compromisso de fortalecer o combate à vulnerabilidade alimentar. Segundo ele, seu governo irá zerar o imposto estadual sobre os produtos da cesta básica, para beneficiar as quase 900 mil pessoas que passam fome em Santa Catarina atualmente.

“Quando você consegue baratear produtos, aumenta a venda. Isso é o que vamos fazer, dentro do que chamamos Bolsa Cidadania. Daremos mais acesso da população que hoje se encontra em situação de insegurança alimentar… Não podemos deixar que as pessoas passem fome”, disse ele.

O candidato disse ainda que indicará nomes técnicos para compor as secretarias do governo, como a de Fazenda: “Temos vários valores, e um deles é a qualificação técnica”.

foto>Denner Ovídio, divulgação