Blog do Prisco
Coluna do dia

Governo aciona o trator

Depois de um 2015 recheado de dúvidas sobre a consistência da base aliada do governador Raimundo Colombo na Assembleia, esta emana o Centro Administrativo pôde contar com a maioria na Casa. Maioria que passou raspando no caso de uma das MP’s da Segurança, que obteve o mínimo necessário para sua aprovação (21 votos) ou que foi folgada, como no projeto que transforma as Regionais em Agências de Desenvolvimento, quando a base chegou a 31 sufrágios.

Embora ela tenha garantido duas vitórias importantes ao Executivo, ficou escancarada sua volatilidade. Mas, o fato de não ter havido derrotas ou recuos diante de duas pautas polêmicas, revela que houve uma melhora no relacionamento com o Legislativo e também na articulação política.

A oposição, aliás, leia-se o PT, acusa o governo de liberar verbas aos municípios, que seriam indicados pelos deputados, em troca dos preciosos votos na Alesc. Algo que o secretário Nelson Serpa (Casa Civil) nega com veemência. De qualquer forma, o resumo da terça é este: o governo tratorou a oposição e as divergências na Assembleia.

 

Contras

Fernando Coruja e Gean Loureiro, ambos do PMDB, votaram contra as MP’s da Segurança Pública, que sofrem fortes resistências das entidades que representam policiais, bombeiros, servidores do IGP, etc. Perdida a batalha na Assembleia, os sindicalistas já avisaram que vão ao STF.

 

Pio do Coruja

O experiente Fernando Coruja (PMDB), aliás, não só votou contra o pacotaço da Segurança, como também escalou a tribuna e desceu a borduna no governo. “Passa pela cabeça de alguém que um assunto dessa natureza passe por uma coleta de assinaturas virtual, sem discussão? Estamos num Parlamento e a nossa função é justamente debater questões importantes como essa. O Parlamento não é um local onde tudo deve ser resolvido na corrida”, piou o peemedebista.

 

Recursos à Saúde

Secretário da Saúde, João Paulo Kleinübing, anunciou durante inauguração da nova sede da gerência de Saúde da Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, o investimento de R$ 5 milhões na reforma e ampliação do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Kleinübing ainda anunciou que a partir de maio de 2016 o hospital passará a prestar serviços oncológicos.

 

Hummm

PMDB de Santa Catarina voltou de Brasília, do encontro nacional da Fundação Ulysses Guimarães, falando fininho. O partido divulgou nota informando que a seção Barriga-Verde do Manda Brasa sugeriu aprimoramento no manifesto “Uma Ponte Para o Futuro”, que é o esboço do plano de governo do partido para 2018.

 

PMDB é governo

Casildo Maldaner discursou clamando para que o governo federal adote imediatamente as medidas sugeridas pelo PMDB! Um expectador menos atento poderia pensar que o emblemático líder catarinense migrou para o PSDB.

 

Adiou

Ministro dos Portos, Helder Barbalho, adiou para a semana que vem a visita a Santa Catarina. Originalmente, sua agenda estava prevista para esta quinta-feira. Ele vai visitar a Portonave, de Navegantes; o porto de Itajaí, onde assinará a ordem de serviço para a dragagem do canal, no valor de R$ 65 milhões; e também conhecerá Itapoá, São Francisco do Sul e o Terminal Graneleiro da Babitonga (TGB), pilotado pelo empresário Alexandre Fernandes. Os investimentos ali são milionários.