Blog do Prisco
Notícias Últimas

Governo do Estado anuncia abertura de unidade hospitalar em Joinville para atendimento pelo SUS

Fotos: Divulgação / SES

A Secretaria de Estado da Saúde anuncia uma nova unidade que irá prestar serviços de saúde para a população de Joinville e região com a contratualização do Hospital SPA Vida, instituição hospitalar que anteriormente operava no setor privado. Neste sábado, 6, a equipe da secretaria esteve no hospital.

“Desde 2023, temos trabalhado para integrar esta instituição ao Sistema Único de Saúde (SUS). Com quatro salas de cirurgia e todos os setores de internamento operacionais, estamos prontos para realizar cerca de 400 cirurgias eletivas de média complexidade por mês, após a liberação da Vigilância Sanitária na última sexta-feira. No entanto, diante do aumento dos casos de dengue na região e da dificuldade de encaminhamento dos pacientes para leitos de retaguarda, ficou estabelecido um protocolo para que o hospital disponibilize 50 leitos para o tratamento de pacientes com dengue. Inicialmente, serão 10 leitos de internamento neste sábado, com mais 10 no domingo e a totalidade de 50 leitos a partir de segunda-feira”, explica a secretária Carmen Zanotto.

A iniciativa visa o alívio às UPAs e emergências hospitalares do município, enfrentando diretamente a pressão atual sobre o sistema de saúde.

A secretária também reforça a importância da participação de toda a população no combate a propagação da dengue, realizando ações como a vacinação das crianças de 10 a 14 anos de Joinville e região. Além disso, faz um apelo à população elegível para a vacinação contra a gripe, visto que as taxas de cobertura ainda estão muito baixas, com apenas 10% de adesão até o momento.