Blog do Prisco
Manchete

“Governo está fazendo força para retirar assinaturas de Deputados na CPMI do dia 8 de janeiro”

O Senador Esperidião Amin informou publicamente em sua manifestação no Plenário do Senado Federal que recebeu um ofício da Mesa da Casa, dando 48 horas para confirmar a assinatura na CPI requerida pela Senadora Soraya Thronicke, que apura os atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro. Lembrando que Amin já havia assinado esse requerimento em janeiro.

– Nós assinamos e não temos nada contra a manutenção da nossa assinatura, mas questionamos qual é o fundamento regimental para se darem 48 horas para que o Senador confirme o que assinou. E vou adiante: se a Mesa assumisse o compromisso de, em 24 horas, convocar o Congresso, eu poderia dizer que seria uma – entre aspas – “intimação de boa-fé”. Por quê? Porque eu também sou signatário da CPMI – indagou Amin ao presidente do Senado.

Esperidião Amin afirmou ainda que a CPMI é o melhor caminho, isso porque a invasão do dia 8 de janeiro atingiu todo o Congresso Nacional.

– Quero dizer publicamente que eu prefiro a CPMI. Por quê? Porque eu acho que é um dever do Congresso Nacional. A invasão do dia 8 não foi só no Senado, foi no nosso Congresso, assim como, nos Estados Unidos, foi no Capitólio. Lá quem está investigando é o Congresso. E aqui eu acho que as ações e omissões que cercaram aquele lamentável, repulsivo episódio, que tem que ser esclarecido… A obrigação é do Congresso. Por isso, eu firmei a primeira, mas prefiro a segunda e não estou dizendo que não quero a primeira. Agora, eu não sei quando o Congresso vai se reunir – disse.

Ele finalizou sua manifestação afirmando que o Governo está fazendo força para a retirada das assinaturas na CPMI.

– Vamos ser bem claros. O que nós estamos esperando? Que haja desistências lá na Câmara? É o que a imprensa está divulgando. Ou só eu li esse jornal? O que a imprensa brasileira divulga é que o Governo está fazendo força para retirar assinaturas de Deputados na CPMI do dia 8 de janeiro. Isso é público e notório. Não é calúnia e nem injúria o que eu estou falando, é de domínio público, é consabido. Então, eu não sei quando o Congresso vai se reunir para ler o requerimento e não quero pensar – mas penso – que há quem diga ou suponha que nós vamos esperar uma data conveniente. Para quem? A especulação corre. – finalizou.

Amin cobra do presidente da CRE, Renan Calheiros, que o documento encaminhado pela GSI tenha cláusula de reserva revogada

Durante a comissão de Relações Exteriores, Esperidião Amin reiterou o pedido para que o documento que o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) encaminhou no dia 20 de janeiro, por solicitação do próprio senador, que então presidia a CRE e a CCAI, que respondia à indagação sobre o que houve de troca de mensagens entre o dia 2 e o dia 8 de janeiro entre as agências que integram o Sisbin, que esse documento que está hoje com a tarja de reservado tenha esta cláusula de reserva revogada pelo GSI.