Blog do Prisco
Destaques

Governo, FIESC e Fecomércio buscam consenso sobre ICMS

Técnicos das Federações das Indústrias (FIESC) e do Comércio (Fecomércio) vão discutir com a Secretaria da Fazenda alternativas buscando consenso em relação às mudanças no ICMS determinadas por meio da Medida Provisória 220. O encaminhamento foi definido em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (2) com o governador Eduardo Pinho Moreira, com os presidentes da FIESC, Glauco José Côrte, da Fecomércio, Bruno Breithaupt, além do presidente da Câmara de Assuntos Tributários da FIESC, Evair Oenning e do diretor executivo da Fecomércio José Agenor de Aragão Junior.

“Temos confiança de que chegaremos a um acordo que será benéfico para todos os envolvidos e, assim, positivo para Santa Catarina”, disse após a reunião, o presidente da FIESC, Glauco José Côrte. “Estamos abertos ao diálogo”, disse Breithaupt.

foto>Fiesc, divulgação

A MP 220 reduziu de 17% para 12% o ICMS cobrado nas operações de venda da indústria e atacados para o varejo, nivelando a alíquota àquela cobrada quando o comércio compra produtos de outros Estados e por isso, na avaliação da FIESC, é benéfica à economia catarinense. “Recebemos informações de que as indústrias já estão repassando a redução do imposto e, dessa forma, não haverá impactos nos custos para o consumidor final, que seguirá pagando os mesmos 17%, ao mesmo tempo em que o Estado não perderá receita”, disse Côrte.

O assunto dominou boa parte dos debates na Alesc nesta quarta-feira. Nos bastidores, há uma articulação para que o governo retire a MP da Alesc. Por ora, o que existe de concreto é o encaminhamento para votação da MP na sessão vespertina da próxima terça-feira, dia 8.

Posts relacionados

Conselhos mostram o poder transformador do Imposto de Renda em Jaraguá do Sul

Redação

Indústria de SC tem saldo positivo de 809 novos empregos em setembro

Redação

Programa social de SC formará mais de 700 jovens em cursos profissionalizantes

Redação