Blog do Prisco
Coluna do dia

Governo Moreira sofre primeira baixa

O ex-deputado Marcelo Rego ficou pouco mais de dois meses à frente da Secretaria de Comunicação do governo Eduardo Moreira. Ele assumiu em 27 de fevereiro e deixou o cargo na sexta-feira, 4 de maio. Foi um anúncio surpreendente, pois nem nos bastidores se cogitava qualquer mudança na pasta. E também pelo pouco tempo de Rego no comando da Comunicação do governo estadual.

Segundo informações de bastidores, Rego não conseguiu trabalhar com a nova equipe de jornalistas que atua em cargos-chave da Secom.

A primeira trapalhada administrativa de Eduardo Moreira foi o anúncio de que o professor Gilberto Agnolin, de Chapecó, assumiria a Educação no lugar de Eduardo Deschamps. Lembrando que o próprio Pinho Moreira havia garantido a permanência do antigo titular, que ficou mais de seis anos na titularidade da Educação.

Agnolin tinha viagem de um mês marcada para maio e não foi consultado antes do anúncio. Não teve condições de assumir e o governador lançou mão da solução Simone Schramm. Agora, cai o primeiro assessor escolhido pelo emedebista no primeiro escalão. Talvez o governador esteja muito focado em disparar petardos contra a equipe do antecessor, permitindo derrapadas politicamente sérias em tão pouco tempo de gestão.

 

Conveniência

Quando convém, o governo Eduardo Moreira surfa nos dados positivos de Santa Catarina. Como ocorreu na posse da nova diretoria da FCDL, que marcou, ainda, o 18º Encontro Catarinense de Líderes Lojistas, no Costão do Santinho, em Florianópolis. O governador destacou que o Estado liderou a geração de empregos em 2017. Em 2018, estamos em segundo lugar, atrás apenas de São Paulo. Maravilha. Mas quando é conveniente, por questões eleitorais, Moreira e seus assessores detonam a gestão anterior, da qual o MDB sempre fez parte!

 

PSL

Durante a visita do deputado federal Jair Messias Bolsonaro em Santa Catarina ficou evidente a organização do PSL no Estado. Nos encontros e nas falas do presidenciável notou-se uma afinidade muito grande com o tubaronense Lucas Esmeraldino. Segundo Bolsonaro, Lucas que é o atual presidente do partido no estado e pré-candidato ao Senado, comunga dos mesmos princípios e ideais, que possibilitaram sua ascensão política.

 

Onda

Bolsonaro foi categórico ao afirmar que os projetos do PSL para o Brasil e por consequência a Santa Catarina encontraram em Lucas um forte aliado para mudar o atual cenário político brasileiro.

 

FRASE

“O governador deveria aproveitar e extinguir todas as ADR’s”. Deputado estadual Rodrigo Minotto

 

Literatura

Recém aposentado, o desembargador Lédio Rosa de Andrade se dedica agora a novos projetos. Além da filiação ao PT, oficializada em março e com ficha assinada por Lula, Lédio está lançando na próxima terça-feira (08), às 17h30, na livraria da Editora EMais, no Centro de Florianópolis, o seu novo livro, “E quando o juiz é (in)justo?”, sobre jogo de interesses dentro do Judiciário.

 

Obras jurídicas

No mesmo evento serão lançados dois livros jurídicos. “Procedimentos e Nulidades no Jogo Processual Penal”, do juiz e professor de Direito Alexandre de Morais da Rosa, que também assina o prefácio da 14ª edição “Metodologia da Pesquisa Jurídica”, do advogado e professor de Direito Cesar Luiz Pasold.