Blog do Prisco
Notícias Últimas

Governo participa do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Instituições de Ensino Superior de SC

O Governo do Estado participou do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Instituições de Ensino Superior de Santa Catarina, nesta terça-feira, 9, na Assembleia Legislativa. Estiveram presentes o secretário da Casa Civil, Douglas Borba, e da Educação, Natalino Uggioni.

Com o Plenarinho lotado de estudantes, professores e reitores, o deputado e coordenador da Frente, Rodrigo Minotto, destacou a importância das bolsas de estudos aos estudantes catarinenses ao citar exemplos de jovens que têm acesso à universidade graças a elas. 

“Estamos fazendo um grande esforço nesse início de governo no sentido de encontrar soluções. Uma delas é a competente equipe técnica escolhida na Educação, que já demonstrou à sociedade quais os seus propósitos e qual linha pretendemos seguir. Asseguro que a educação e o artigo 170 serão debatidos em alto nível e que Governo irá dialogar sempre que for chamado por esse fórum”, explica o secretário de Estado da Casa Civil, Douglas Borba, que representou o governador no ato.

De acordo com Uggioni, as universidades são indutores de conhecimento e o modelo de Santa Catarina é referência nacional. “Carrego com carinho o período que passei na universidade. Porém, muitos estudantes que estão no ensino médio não querem nem saber de faculdade. Precisamos encaminhar nossos estudantes para a vida e incentivar, motivar e ajudar a melhor se prepararem para vestibular”, comenta.

Ele destacou ainda que o Estado é privilegiado na preparação dos jovens ao mundo do trabalho e boa parte tem a oportunidade a partir das bolsas. “Queremos melhorar o que é ofertado. Vamos fazer gestão do UNIEDU. Chamamos os reitores para nos ajudarem. Os estudantes bolsistas podem fazer estágio nas nossas escolas e serem monitores das aulas. Estamos tratando do recurso das bolsas com a Secretaria da Fazenda para que possamos corresponder às expectativas e com o que prevê a lei”, afirma.

O gerente de Políticas e Programas da Educação Básica e Profissional da SED,  Marcos Roberto Rosa, fez apresentação dos números deste ano do UNIEDU. “A SED segue o que a lei determina. O investimento tem aumentado nos últimos anos chegando a R$ 100 milhões em 2019”, finaliza.