Blog do Prisco
Destaques Notícias - Lateral

Habitação rural: novas regras esta semana!

Lideranças catarinenses debatem “Minha casa, minha vida rural” junto ao Ministério das Cidades

O deputado federal Celso Maldaner, o senador Dário Berger, os deputados estaduais Mauro de Nadal e César Valduga e lideranças da Fetaesc e do SOS Sustentar, estiveram no Ministério das Cidades em audiência. Na pauta da conversa, a liberação de recursos para 2.082 projetos de construção e reformas de habitações rurais. O objetivo foi dar transparência e promover a interação do assunto entre o Ministério e o segmento.

O Ministro Bruno Araújo explicou que novas regras sobre o fluxo de seleção do Minha Casa, Minha Vida Rural devem ser publicadas até o final desta semana.

A secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Henriqueta Arantes explicou que para as retomadas das contratações, as entidades precisam atualizar, o quanto antes, junto aos agentes financeiros, os documentos para habilitação. “Atualmente, apenas 107 entidades da modalidade possuem cadastro regular na pasta. Esse número não corresponde nem a 10% da demanda”, reforçou Henriqueta.

Celso Maldaner, Dário Berger, Bruno Araújo

Em sua contribuição, o deputado Celso Maldaner destacou que não adianta ter  financiamentos para investir na propriedade enquanto o agricultor não tiver condições de ter uma residência digna para elevar sua autoestima. “Para a manutenção das famílias no campo, principalmente os jovens, é necessário trabalhar esta questão da habitação. A ausência de moradia digna é um dos principais motivos para o abandono do meio rural, o que vem aumentando a triste realidade catarinense, na qual a ausência de sucessão familiar já ultrapassa 35%, por isso esses recursos são muito importantes”, defendeu.

Novo prazo – As entidades terão até o dia 30 de abril, data do primeiro lote da seleção, e até 30 de maio, segundo lote, para enviar e/ou atualizar as propostas de habilitação. Para efeito de enquadramento as propostas devem conter, por exemplo, documentos com informações do município, projetos de arquitetura e atualização de valores dos imóveis.

Critérios – Os critérios para seleção final das propostas serão: déficit habitacional municipal rural; o total de contratações no município no âmbito Plano Nacional de Habitação Rural; condições de vulnerabilidade das famílias beneficiárias em conformidade com as suas características socioeconômicas; recorte territorial definido pelo Programa Territórios da Cidadania e características de projeto relacionadas ao desenvolvimento rural sustentável.

Foto>divulgação

 

Posts relacionados

Neste ano, 352 jovens do Programa Novos Caminhos já conseguiram trabalho em SC

Redação

Com incentivo do Governo do Estado, produtor catarinense pode ter financiamento com juro zero no Plano Safra

Redação

Conexão entre Jorginho e Bolsonaro

Redação