Blog do Prisco
Coluna do dia

Hang independente

O empresário Luciano Hang, pré-candidato ao Senado, está no centro de várias articulações políticas em Santa Catarina.
O dono da Havan tem interagido com praticamente todos os postulantes ao governo. Ele é um grande puxador de votos.
A turma pode ir, no entanto, tirando o cavalinho da chuva.
Se Hang realmente disputar o pleito, ele não vai se vincular a nenhum partido envolvido diretamente na majoritária.
O Republicanos é uma opção. O empresário disputaria a Câmara Alta, carregando uma nominata de deputados. Estaduais e federais.
Ficaria neutro na sucessão estadual, fortalecendo sua sigla e seu projeto.

Podemos
Gean Loureiro sugeriu ao partido que se fizesse uma pesquisa eleitoral, sem indicar nomes diretamente, para que os dois partidos possam caminhar juntos.
Obviamente que o prefeito da Capital tenciona encabeçar o projeto.
Os desdobramentos são imprevisíveis, pois o Podemos não deve fechar questão agora sobre a majoritária estadual.

A noiva
Moisés da Silva é a noiva do momento na política estadual. O governador recebeu, esta semana, uma comitiva do PP, liderada pelo casal Amin.
Os progressistas abriram o partido para a filiação de Moisés, que seria o candidato do partido ao governo.

Prefeito pivô
Se essa saída não se concretizar, os progressistas sinalizam com uma aliança. Ocorre que o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, é inimigo mortal do governador.
Se Moisés chegar, ele sai da legenda.
Em setores do MDB, existe o mesmo sentimento. A bancada estadual praticamente está toda fechada com o governador. Querem Moisés no partido e disputando a reeleição.
Sem a filiação do governador, o Manda Brasa não vai apoiá-lo. O governador precisa se definir enquanto é tempo, sob pena de ficar sem apoio de grandes partidos.

Frase
“Minha gestão na Alesc será de portas abertas. Eu pretendo que a gente possa se entender ainda mais. Eu sempre digo: ninguém sabe tudo, ninguém consegue fazer tudo sozinho, é sempre em conjunto que se consegue realizar as ações”. Moacir Sopelsa, que será eleito hoje presidente da Alesc

No comando
Esta quarta-feira marcará a renúncia de Mauro de Nadal para abrir caminho ao correligionário Moacir Sopelsa no comando da Alesc.
A bancada está unida e em sintonia. Sopelsa tem tudo para fazer uma grande gestão.

Pleno emprego
A indústria da transformação de Santa Catarina encerrou 2021 com a criação de 51.715 novas vagas formais de emprego. O resultado coloca o estado na terceira posição no ranking nacional, atrás apenas de São Paulo (112.983) e Minas Gerais (58.396). De acordo com análise do Observatório FIESC sobre dados do Novo Caged, divulgados nesta segunda-feira, 31, a indústria catarinense foi responsável por 11,8% da abertura de novas vagas formais do setor no país.

Crédito
O Sicoob SC/RS tem planos para expandir a sua rede de agências no Sul do Brasil em 2022, criando mais 112 agências em 96 municípios – 73 deles ainda sem agências do Sicoob. No Rio Grande do Sul serão mais 71 agências em 52 municípios, 28 agências em 10 municípios catarinenses e 13 agências em 11 municípios do Paraná.