Blog do Prisco
Destaques

Hélio Costa buscará recursos para novo sistema de informática do Hospital Infantil

A semana de atividades começou com uma visita ao Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. O deputado federal Hélio Costa esteve na manhã desta segunda-feira (10) com a direção do hospital para saber das necessidades da unidade. O maior entrave do Infantil é o sistema de informação que controle a operação da instituição.
Diante deste cenário, o parlamentar irá buscar recursos para a instalação de novos equipamentos de informática. “Percebemos que um dos principais problemas do Hospital Infantil está na gestão da informação. A burocracia e as dificuldades enfrentadas pelos profissionais atrapalham a parte operacional clínica. Ou seja, menos cirurgias e atendimentos são feitos. Isso preciso ser resolvido com tecnologia”, disse o deputado.
Outro setor que precisa de apoio é o de Ortopedia Pediátrica. Esta ala do Hospital Infantil carece de equipamentos e estrutura, mesmo sendo referência. A Ortopedia faz cerca de 40 cirurgias por ano, atendendo crianças e adolescentes de até 17 anos. A grande demanda é a Escoriose, deformidade na coluna. “Os jovens tem até uma certa idade para operar e o Infantil absorve casos até os 17 anos. Vamos buscar via Ministério da Saúde verba para quem sabe dobrar as cirurgias ao ano”, afirmou o parlamentar.
Fundado em 13 de março de 1979, o Hospital Infantil Joana de Gusmão é uma instituição pertencente ao Estado. A unidade atende cerca de 7 mil crianças por mês na emergência, sendo 30% da Grande Florianópolis e 70% de outras regiões de Santa Catarina. Cerca de 900 servidores atuam no hospital que tem um custo mensal de R$ 10,8 milhões. São feitas no Infantil 300 cirurgias/mês, a maioria na área de ortopedia.
Fotos: Vandrei Bion

Posts relacionados

Governo apresenta desenho da nova carreira do magistério catarinense

Autor

Pela extinção dos “terrenos de marinha”

Autor

Arcebispo de Florianópolis propõe criminalizaro ato de apontar arma

Autor