Blog do Prisco
Destaques

Hélio Costa buscará recursos para novo sistema de informática do Hospital Infantil

A semana de atividades começou com uma visita ao Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. O deputado federal Hélio Costa esteve na manhã desta segunda-feira (10) com a direção do hospital para saber das necessidades da unidade. O maior entrave do Infantil é o sistema de informação que controle a operação da instituição.
Diante deste cenário, o parlamentar irá buscar recursos para a instalação de novos equipamentos de informática. “Percebemos que um dos principais problemas do Hospital Infantil está na gestão da informação. A burocracia e as dificuldades enfrentadas pelos profissionais atrapalham a parte operacional clínica. Ou seja, menos cirurgias e atendimentos são feitos. Isso preciso ser resolvido com tecnologia”, disse o deputado.
Outro setor que precisa de apoio é o de Ortopedia Pediátrica. Esta ala do Hospital Infantil carece de equipamentos e estrutura, mesmo sendo referência. A Ortopedia faz cerca de 40 cirurgias por ano, atendendo crianças e adolescentes de até 17 anos. A grande demanda é a Escoriose, deformidade na coluna. “Os jovens tem até uma certa idade para operar e o Infantil absorve casos até os 17 anos. Vamos buscar via Ministério da Saúde verba para quem sabe dobrar as cirurgias ao ano”, afirmou o parlamentar.
Fundado em 13 de março de 1979, o Hospital Infantil Joana de Gusmão é uma instituição pertencente ao Estado. A unidade atende cerca de 7 mil crianças por mês na emergência, sendo 30% da Grande Florianópolis e 70% de outras regiões de Santa Catarina. Cerca de 900 servidores atuam no hospital que tem um custo mensal de R$ 10,8 milhões. São feitas no Infantil 300 cirurgias/mês, a maioria na área de ortopedia.
Fotos: Vandrei Bion