Blog do Prisco
Destaques

Hélio Costa critica demora da Câmara para votar PEC do Foro Privilegiado

Em meio à retomada das discussões sobre a PEC 333/2017, que prevê o fim do Foro Privilegiado, o deputado federal Hélio Costa informa que ainda não recebeu uma resposta da Presidência da Câmara dos Deputados sobre o requerimento protocolado no dia 30 de abril pedindo a inclusão da matéria na ordem do dia.

O parlamentar classificou como “um absurdo” a falta de sensibilidade da casa em não ter votado ainda a tão importante proposta. “A PEC está parada há 624 dias na Câmara e sua aprovação no Senado Federal ocorreu no dia 31 de maio de 2017. É um verdadeiro absurdo para o país. Tem que votar de uma vez e acabar com este privilégio que acaba protegendo criminosos”, disse.

O deputado reafirma que a Proposta de Emenda Constitucional, apresentada pelo Senador Álvaro Dias em 2013, teve uma tramitação regular na Casa e que recebeu pareceres favoráveis de todas as comissões por onde passou, sobretudo, na Comissão Especial destinada a proferir o parecer à proposição. De acordo com ele, a proposta está em condições regimentais para entrar na Ordem do Dia e ser apreciada e votada em Plenário. “É uma matéria de interesse popular, devendo ser tratada com a máxima atenção e celeridade pela casa legislativa”, ponderou.

A PEC 333/2017 altera os artigos 5°, 37, 96, 102, 105, 108 e 125 da Constituição Federal para extinguir o foro especial por prerrogativa de função, no caso dos crimes comuns, e revoga o inciso X do artigo 29 e o §1° do artigo 53 da Constituição.

A matéria saiu da comissão especial em 11 de dezembro de 2018 e até hoje aguarda votação no plenário da Câmara. O texto mantém o “foro privilegiado” apenas para os presidentes da República, da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal (STF). Todas as demais autoridades (parlamentares, ministros, juízes, governadores, procuradores e comandantes das Forças Armadas, entre outros) seriam julgadas a partir da primeira instância em caso de crimes comuns.

Foto: Douglas Gomes

Posts relacionados

Uvesc defende mudança na aplicação do limite de 120 dias para convocação de vereadores suplentes

Redação

Cel Armando propõe que Câmara dos Deputados possa abrir impeachment de ministros do STF

Redação

Líder da Minoria apresenta voto em separado contra a PEC da Segurança Pública

Redação