Blog do Prisco
Destaques

Hélio Costa e o compromisso com a Saúde de Itajaí

O deputado federal Hélio Costa visitou nesta quarta-feira (20) o Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí. O parlamentar foi ao município para conhecer o novo angiógrafo, aparelho adquirido com recursos repassados através de emenda extraorçamentária. Na unidade, ele foi recebido pela irmã Mércia Lemes, diretora geral do Marieta.

O hospital recebeu do deputado R$ 2.250.000,00 para custeio nas áreas de média e alta complexidade. Com o uso para este fim, a instituição pôde investir, por meio de recursos próprios, na compra de um novo equipamento que irá dobrar o número de exames mensais e que deverá estar apto para funcionar nos próximos dias.

“Estou muito feliz em saber que o novo aparelho vai ser inaugurado em breve e que a expectativa é dobrar os exames com a sua funcionalidade. O nosso compromisso é com a saúde da população que precisa ter um atendimento de primeiro mundo”, disse o deputado.

O Hospital Marieta Bornhausen possui o serviço de Hemodinâmica desde 2005, ano em que foi instalado o primeiro angiógrafo. É um dos serviços de diagnóstico e terapêutica com maior representatividade e complexidade realizados na unidade, o qual atende pacientes eletivos externos, internados e em atendimento no Pronto Socorro por mês.

Por meio do angiógrafo, são realizados cerca de 400 procedimentos minimamente invasivos por mês atendendo as especialidades médicas de: cardiologia intervencionista, neuroradiologia, eletrofisiologia, cirurgia vascular e endovascular.

O angiógrafo permite visualizar melhor o interior dos vasos sanguíneos, servindo para avaliar a sua forma e diagnosticar possíveis doenças, bem como fazer correções. Ele atua por meio da injeção de contraste radiopaco no ambiente intravascular.

“Só temos a agradecer ao deputado Hélio Costa pela destinação dos recursos. O empenho dele fez com que nós pudéssemos investir na compra do novo aparelho para melhorar o atendimento”, ponderou a irmã Mércia Lemes.

“O Marieta faz uma gestão de excelência. Estivemos no hospital no início do mandato e vimos de perto o trabalho grandioso que é feito pelas irmãs que administram a unidade. O nosso compromisso é buscar o melhor pra saúde de Santa Catarina”, finalizou o parlamentar.

Foto: Divulgação