Blog do Prisco
Destaques Notícias

Henrique Meirelles: País está em recessão e a inflação, muito alta

Ex-presidente do Banco Central do Brasil nos oito anos de mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, Henrique Meirelles, atual CEO do Grupo JBS, serenamente informou ao distinto público que a economia brasileira deve encolher 1% neste ano. Ou seja, está em recessão. “Esta é a realidade,” assinalou ele, salientando que a inflação batendo na casa dos 8% é “muito alta para os padrões internacionais e também brasileiros.
Mas ele não fez alarme. Afirmou que o país está mais preparado para sair da crise do que em 2003, desde que o governo aja com “rapidez.” E alertou para as projeções oficiais, apontando que em 2017 o dragão inflacionário deve se contentar com 5,5%. “Ainda assim é muito alto. O máximo é 4,5% de inflação para países como Brasil,” acrescentou.

meirelles pedro ivo
Meirelles também criticou o excesso de impostos, o nível médio da infraestrutura logística, mas lembrou que o país tem hoje 118 milhões de pessoas na Classe C e outros 29 milhões nas Classes A e B, o que gera um potencial de consumo muito grande.
E qual seria o caminho para sair da crise e voltar a crescer? Diminuir a taxa de câmbio? Diminuir a burocracia? Baixar impostos e incentivar a produção? Investir pesado em infraestrutura? Para Meirelles são gargalos, mas, ele não tem mais dúvidas de que o único caminho para consolidar o país como emergente e aspirante a desenvolvido é a Educação.
“Santa Catarina é exemplo disso,” afirmou, lembrando que o Estado possui indicadores acima da média do país. Um povo educado, diz o economista, é mais dinâmico, empreendedor e isso facilita muito para que os momentos difíceis sejam superados sem maiores traumas.

Confira a primeira parte da palestra em áudio no

https://soundcloud.com/blogdoprisco/discurso-henrique-meirelles-31032015

Foto: James Tavares, Secom