Blog do Prisco
Notícias

Hobus apresenta proposta para reduzir volume de ações judiciais por remédios em SC

Foi durante a Audiência Pública da Saúde, promovida pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Alesc, que o deputado estadual, Milton Hobus (PSD-E), apresentou uma proposta ao secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing. Hobus reforçou a possibilidade do Estado, realizar um atendimento humanizado, através das Agências de Desenvolvimento Regionais – ADRs, com corpo médico, realizando a triagem de pacientes que realmente necessitam com urgência dos medicamentos e além desse acompanhamento, a entrega dos remédios em casa. “A ideia é criar um corpo médico regionalizado e que haja um consenso entre profissional de saúde e paciente e com isso a Saúde do Estado consegue controlar, sabendo quanto precisa, quem precisa e quando precisa,” destacou.

milton-hobus-remedios

O motivo da proposta foi devido a grande demanda de reclamações de que hoje, o caminho mais curto em alguns casos para receber gratuitamente os medicamentos, seria de forma judicial. Segundo o secretário, João Paulo, o gasto do Estado com essas ações pode ser milionário. “este ano devemos ter um gasto de aproximadamente R$ 200 milhões com as judicializações,” disse.

Para Hobus, o cidadão que precisa tomar remédios sabe do sofrimento que é ter que buscar via júdice. “Se houver esse grande trabalho que é possível fazer e eu acredito que isso evita mais transtorno e resolve antes mesmo da judicialização, porque o cidadão vai procurar esse corpo e não um advogado para ingressar na justiça,” ressaltou.

O Deputado ressaltou que, quando prefeito realizou esse procedimento, em Rio do Sul. Na época, cerca de 3,5 mil pessoas recebiam medicamento em casa todos os meses e, além disso, a cada seis meses recebiam auxílio médico. Hobus se propôs a auxiliar a Saúde do Estado a encontrar uma solução menos onerosa para os cofres públicos e que minimizem os efeitos de sofrimento ao cidadão que precisa dos remédios controlados.

 

Foto: Paulo Cesar Santos