Blog do Prisco
Destaques Notícias

Hobus pede agilidade na liberação de licenças pela Fatma

O Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus esteve com o presidente da Fundação do Meio Ambiente – Fatma, Alexandre Waltrick recentemente. Na ocasião solicitou, Hobus solicitou atenção especial para os projetos que já passaram por audiências públicas e aguardam o licenciamento do órgão para avançar no processo licitatório e iniciar as obras.

Milton Hobus FatmaEntre os projetos em discussão estão as barragens de pequeno porte previstas para Mirim Doce, projetada com 290 metros de comprimento, 38, 10 metros de altura. A capacidade de armazenamento supera os 12, 63 milhões de metros cúbicos de água e a área de reservatório é de 138, 64 hectares, a de Petrolândia com volume de armazenamento da barragem, do Rio Perimbó é de 3,54 milhões de metros cúbicos de água.
Já a área alagada está prevista em 68,52 hectares. A barragem contará com 185 metros de extensão e 27 metros de altura e a de Botuverá, considerada de médio porte e que poderá ser a primeira do Brasil de múltiplo uso, com contenção de cheias, geração de energia e abastecimento de municípios a jusante, em períodos de falta de água potável.

Outro projeto discutido foi o Melhoramento do rio Itajaí-Mirim, No Canal Retificado que está localizado entre o bairro Km 12 até a foz no rio Itajaí-Açu e vai receber ações de redragagem e reforço nas margens e aprofundamento do Canal em aproximadamente 7,5 metros no trecho que compreende o bairro KM 12 e a ligação com o Mirim antigo. Já no restante, até o Rio Itajaí-Açú a profundidade deve alcançar os 8 metros. Atualmente, o trecho de 8,5 km de extensão do canal retificado está com aproximadamente 4,5 metros, devido ao assoreamento.

Já no Itajaí-Mirim antigo que fica entre o bairro Itaipava e a confluência com o Canal retificado será realizada a dragagem, reforço das encostas e aprofundamento do canal. O trecho de aproximadamente 14 km de extensão também deve ser retomada a profundidade natural do rio.

Waltrick se comprometeu em agilizar o processo e que nos próximos dias dará uma respostas sobre os projetos das barragens de Mirim Doce, Petrolândia e o Melhoramento do rio Itajaí-Mirim. Em relação a barragem de Botuverá depende de um parecer do ICMBio.

Foto: arquivo, divulgação