Blog do Prisco
Destaques

Homenagens e resgate nos 50 anos do PMDB

O PMDB de Santa Catarina comemorou os 50 anos de fundação, nessa segunda-feira, dia 25, com uma sessão especial que homenageou 28 personalidades marcantes do partido. Além disso, a data foi marcada pela inauguração da galeria de ex-presidentes, o lançamento de um selo comemorativo da sigla e uma confraternização com a imprensa estadual.

Durante o evento de inauguração da galeria, os líderes destacaram o papel de cada um dos ex-presidentes no fortalecimento da sigla, cujo primeiro presidente estadual foi Doutel de Andrade, entre 1966 e 1968. “Se o PMDB catarinense é o maior e mais organizado do Brasil se deve ao passado de lutas e de militância engajada de líderes como Doutel, Pedro Ivo, Anita Pires, Casildo Maldaner e Luiz Henrique da Silveira”, discursou o presidente do PMDB/SC, deputado federal Mauro Mariani.  “Essa galeria, repleta de exemplos, é o que nos motiva a continuar levando a  mensagem do partido, que mais uma vez, hoje, aponta um novo caminho ao Brasil”, completou Mariani.

Já o vice-governador Eduardo Pinho Moreira, que comandou o partido no Estado por 11 anos, frisou que sempre é importante manter viva a história de quem brigou pelas convicções do partido e ajudou a construir a democracia que usufruímos hoje. “É um orgulho e uma honra ter presidido esse partido por 11 anos e dividir esse espaço na galeria com quem contribuiu tanto com a sigla em prol dos catarinenses”, disse Pinho.

PMDB 50 anos pós7

O deputado Valdir Cobalchini lembrou que o PMDB sempre foi protagonista da história politica nas últimas décadas, como a resistência à ditadura, nas Diretas Já e na redemocratização do país. “Essa galeria faz uma justa homenagem a quem teve a coragem de se impor ao sistema e lutar pela democracia”, ressaltou ele.

Por fim, o ex-senador Casildo Maldaner, que presidiu o partido entre 1995 e 2004, ressaltou a experiência adquirida com o passado de lutas e os novos desafios. “O PMDB completou Bodas de Ouro e chega aos 50 anos com uma grande bagagem. E, ao mesmo tempo, com um futuro cheio de novos desafios, reconectando-se à sua base e ouvindo novamente o sentimento das ruas”.

Encontro com a imprensa

O primeiro evento da programação dos 50 anos do PMDB foi um almoço com a imprensa estadual, representada por veículos da Grande Florianópolis e também do interior. O objetivo foi fazer uma aproximação institucional e agradecer pela cobertura das atividades do partido em todo o Estado. “O PMDB de Santa Catarina só é o que é pela atenção que a imprensa dá ao partido. Por isso agradecemos o carinho e o espaço que os veículos de todo o estado dão para as ações e projetos de nossos líderes”, agradeceu o deputado Cobalchini.

O encontro com a imprensa também foi marcado pela presença do presidente estadual da sigla, deputado federal Mauro Mariani, do vice-governador Pinho Moreira, do ex-senador Casildo Maldaner, entre outros deputados federais e estaduais.

FOTOS: DIVULGAÇÃO