Blog do Prisco
Coluna do dia

Hora da morte

Está ocorrendo republicana, cordial e muito tranquilamente a transição na prefeitura da Capital, a única das três onde houve segundo turno que enseja este rito, pois em Joinville e Blumenau os prefeitos se reelegeram.

Cesar Jr. já não deve tomar nenhuma decisão de maior impacto sem consultar o sucessor, Gean Loureiro. Postura adequada.

O eleito, a seu turno, já fala em enxugamento da máquina, o que também é adequado. Aliás, todos os prefeitos eleitos ou reeleitos, como Rafael Grecca em Curitiba e Nelson Marchezan em Porto Alegre estão nesta toada. Os recursos estão cada vez mais escassos.

A dívida da prefeitura de Florianópolis é estimada em R$ 80 milhões, sem contabilizar o rombo da Comcap, cujo funcionamento futuro será repensado pelo peemedebista. Gean Loureiro tem um grande desafio pela frente.

 

Ano novo

Ainda sobre as novas gestões que vão começar em 2017, não há outra saída senão apertar os cintos. Não sabe como a arrecadação de impostos e, sobretudo, a economia do país vão se comportar. Gestão e gestão, essa é a saída para os novos prefeitos.

 

Crítica

Da tribuna da Assembleia, o deputado Mário Marcondes fez duras críticas ao governo do Estado, que está administrando o Programa Lar Legal, uma belíssima iniciativa do Tribunal de Justiça, de forma suspeita. O parlamentar lembrou que já faz um ano que estourou o escândalo de supostas irregularidades no âmbito do programa e que absolutamente nada mudou de lá para cá.

 

Cohab

Frontalmente contrário à extinção da Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab), o deputado defende que a empresa pública assuma, de fato, a gestão do Lar Legal, deixando de ser apenas uma peça na engrenagem do projeto.

No formato atual, a empresa privada, que administra o programa, cobra R$ 900, em média, por cada título de regularização fundiária.

 

Abertura

Com o resultado das urnas, Leonel Pavan será candidato a deputado federal em 2018. Líderes tucanos do PSDB na região (Itajaí, Navegantes, Camboriú e Itapema), que perderam as eleições, devem sair a estadual para fortalecerem os nomes. Neste cenário, o ex-governador vai concorrer à Câmara, fechado com este grupo.

 

Confiante

As manifestações públicas do presidente da Assembleia, Gelson Merísio, depois do resultado das eleições, sinaliza que ele segue confiante no projeto majoritário do PSD. Merísio tem atuado para ser o candidato do partido ao governo. Resta saber como ficará o arco de alianças.

 

Bastidores

Entre peemedebistas, cresce o sentimento de que se o prefeito Udo Döhler conseguir grandes realizações em 2017 e no início de 2018, ele pode ser uma alternativa do partido ao governo estadual. De forma natural. Até porque ganhou luz própria a partir da reeleição no maior colégio eleitoral de Santa Catarina.

 

Guinada

Aliás, Udo já participou de reunião do diretório do PMDB joinvilense na terça-feira. Pode ser um sinal de que está disposto também a ter vida partidária, rotina à qual não foi muito afeito no primeiro mandato.