Blog do Prisco
Manchete

Hora da onça beber água

Vai até sábado a janela para mudanças partidárias para deputados trocarem de partido sem correrem o risco de perderem os mandatos. Isso numa frente. Na outra ponta, há os prefeitos que precisam renunciar para estarem aptos à disputa. O prazo fatal é o mesmo, 2 de abril.
Em Santa Catarina, confirmadas duas renúncias até aqui. Neste dia 31, a de Gean Loureiro, da Capital. Ele é filiado ao União Brasil. No sábado, será a vez de Antídio Lunelli, de Jaraguá do Sul, do MDB.
Conforme havíamos prognosticado aqui, Clésio Salvaro (PSDB) não vai renunciar. Bateu em retirada sob a perspectiva de deixar a prefeitura de Criciúma para compor de candidato a vice-governador do colega João Rodrigues, de Chapecó (PSD).

Crioulo doido

Não foi possível entender bem a estratégia de Salvaro. Na sexta-feira passada ele foi até a Capital do Oeste. Acompanhado de três vereadores. Sinal de que daria ok à costura. Mas não. Ele pediu o fim de semana para pensar sobre o projeto. Na segunda-feira, contudo, anunciou que ficaria onde está. Neste caso não precisaria ter feito a viagem, acompanhado da presidente da Câmara, do líder do governo e de outro vereador.

Hashtag

Aliás, os três deflagraram uma campanha pela permanência do prefeito. Ficou um negócio sem pé nem cabeça.

Vai você

João Rodrigues, que havia condicionado sua entrada no jogo sucessório à presença de Salvaro, disse que continua. Ou seja, o que ele havia dito ali atrás não valeu absolutamente nada. A grande verdade é que se Luciano Hang seguir as pegadas de Salvaro, e não participar das eleições, João Rodrigues vai ficar sozinho.

Saliva

O prefeito de Chapecó está indo a Florianópolis para novas conversas, etc e tal. Só que a tal tríplice aliança com Rodrigues, Salvaro e Hang morreu na casca.

A volta de Colombo

O cenário, a continuar nessa batida, abrirá caminho para um retorno de Raimundo Colombo ao centro das articulações. E fortalecido. O ex-governador praticou o gesto, saindo do caminho para que João Rodrigues construísse seu projeto.

Tibieza

Se o alcaide não conseguir viabilizar o nome, Colombo volta com toda a força. Com o detalhe que Gilberto Kassab esteve no fim de semana em Florianópolis, onde abonou a ficha de filiação do deputado Hélio Costa, recordista de votos na eleição de 2018.

Questão nacional

O parlamentar é candidato à reeleição. Kassab está atrás de um candidato a presidente para chamar de seu.
Eduardo Leite está saindo do governo gaúcho, mas ficará no PSDB. Está fora dos planos do dirigente paulista, que já contabilizou a desistência de Rodrigo Pacheco, presidente do Senado.

Com Bolsonaro

João Rodrigues já sinalizou apoio à reeleição de Jair Bolsonaro. Como então o comando do PSD nacional vai entregar a candidatura a governador para alguém que não apoiará o nome do partido, que ainda nem foi encontrado? Se for um nome a ser filiado, terá que chegar ao PSD até sábado.

Funil

É cada dia mais difícil a situação de Rodrigues. O quadro vai se afunilando.

Raimundo e Gean

Tudo isso favorece a reaproximação de Raimundo Colombo e Gean Loureiro. Um ao governo e outro ao Senado, ou vice-versa. Jorginho Mello também está conversando em várias frentes. Assim como o governador do Estado.

Pivôs

PP e MDB farão toda a diferença daqui pra frente. Onde um estiver o outro não estará. As apostas estão sendo feitas, assim como os blefes e os movimentos truncados. Os próximos dias vão dar indicativos mais claros de quem está realmente no jogo e com melhores perspectivas de chegar, ou de permanecer, no governo do Estado.