Blog do Prisco
Notícias Últimas

Horn tem chapa com 75% de renovação nos quadros

Candidato à sucessão do atual presidente da OAB/SC, Paulo Brincas, o advogado Rafael Horn está em campanha pelo Estado com a Chapa 81 – Advocacia Unida, que apresenta, entre os integrantes da nominata, 75% de renovação nos nomes que disputam os cargos para a Seccional catarinense (Diretoria Estadual, Conselheiros Federais, Conselheiros Estaduais e Diretoria da CAASC). Para a presidência da Caixa de Assistência dos Advogados (CAASC), a candidata é a advogada Claudia Prudêncio. A votação será no dia 28 de novembro, das 9h às 17h.
A renovação é um dos compromissos do gestor, que atualmente é o Tesoureiro da OAB/SC, mas ele explica que esse comprometimento vai além das pessoas. “Nosso grupo reuniu-se em torno de ideias, e não priorizando pessoas. É isso o que nos diferencia. Nossas ideias nos impulsionam a trabalhar por uma OAB/SC ainda mais eficiente, inovadora e inclusiva, no que toca a uma maior participação de toda a advocacia na instituição, incluindo mulheres e jovens, e aproximando todas as categorias da advocacia. Esse é um diferencial. Outro, é que nossas propostas são responsáveis, pautadas naquilo que efetivamente é possível de realizar, com a manutenção da sustentabilidade financeira que conquistamos na Seccional”, explica.
Voss, Horn e Prudencio – fotos>divulgação
Uma das propostas da Chapa 81 é manter o congelamento do valor da anuidade paga pela advocacia, com redução progressiva das taxas e emolumentos da OAB/SC, e manter o atual desconto no valor da anuidade para a jovem advocacia, como incentivo e apoio ao início da carreira. Segundo Rafael, durante a gestão atual foram aplicadas diversas medidas de racionalização e economia de recursos, que resultaram em uma redução de R$ 2 mihões em despesas a cada ano, permitindo o congelamento da anuidade e o direcionamento de investimentos em inovação tecnológica e capacitação da classe. “Também aprovamos junto ao Conselho Estadual Regras de Governança com medidas de responsabilidade fiscal, sustentabilidade financeira e transição entre gestões, para evitar propostas eleitoreiras oportunistas, e também que haja o endividamento da OAB/SC para o futuro”, explica. A anuidade da OAB/SC era a mais cara do País em 2012, foi reduzida a partir de 2013 e na atual gestão da Seccional teve o seu valor congelado.
Dentre as demais propostas da “Chapa 81 – Advocacia Unida”, estão a instalação de câmeras de vídeo em todas as salas de audiência e sessões de julgamento do Poder Judiciário, a fim de preservar as prerrogativas do advogado, que existem para assegurar a defesa dos cidadãos; a implantação do Programa de Qualidade Total na gestão, instituindo metas e critérios de desempenho para todos os setores e serviços da OAB/SC e CAASC; e a implantação de Compliance, para dar continuidade e evoluir as Regras de Governança implementadas na atual gestão por Rafael Horn. O candidato também pretende ampliar a oferta de serviços online à advocacia e adotar medidas de inovação tecnológica rumo a uma OAB/SC 100% digital.
No que toca ao aperfeiçoamento da advocacia, a meta é preparar a classe para o futuro da profissão e fomentar novos nichos de mercado, por meio da capacitação, ampliando a interiorização da Escola Superior da Advocacia (ESA) e diversificando os cursos e eventos oferecidos. “Na gestão atual capacitamos um público de 415 mil participantes em 2.000 congressos, cursos, seminários e pela TV ESA, plataforma que implementamos e hoje conta com mais de 300 horas de programação gratuita para a classe. E 90% dos cursos presenciais realizados pela ESA ocorreram no interior do Estado”, destaca o candidato à presidência da OAB/SC.
As propostas para a CAASC incluem ampliação da transparência, implementando um Portal da Transparência como ocorreu na OAB/SC em 2017, e instituindo também na Caixa Regras de Governança, com responsabilidade fiscal e sustentabilidade financeira, e um Portal de Compras de Bens e Serviços, para agilidade e economia, como o que foi criado na Seccional catarinense na atual gestão. Para a CAASC está prevista, ainda, a retomada do seu caráter assistencial, com a instituição de benefícios como auxílio-maternidade para a mulher advogada, isenção da anuidade no ano do parto/nascimento ou adoção, e humanização do plano de saúde para a classe.
Quem é Rafael Horn
Rafael Horn está no seu terceiro mandato eletivo na OAB/SC, todos marcados por importantes realizações em prol da advocacia. Como Secretário-geral, em seu primeiro mandato eletivo (2007/2009), foi autor da proposição de alteração regimental que criou as turmas de defesa das prerrogativas. Em seu segundo mandato eletivo, como Conselheiro Federal (2010/2013), foi autor da proposição que resultou no Registro Nacional de Violação das Prerrogativas da Advocacia e na simplificação do processo de desagravo, que auxiliaram e agilizaram a defesa das prerrogativas da advocacia em todo o País, já regulamentados na Seccional catarinense.
Como Tesoureiro, em seu terceiro mandato eletivo (2016/2018), foi responsável pela implantação dos inéditos Portal da Transparência e Portal de Compras de Bens Serviços da OAB/SC; pela instituição de critérios objetivos de repartição de recursos para as Subseções; e pela implantação de também inéditas Regras de Governança administrativa e financeira. As medidas que adotou à frente da Tesouraria promoveram o equilíbrio financeiro e tornaram superavitárias as contas da Seccional. No último triênio também conduziu o processo de modernização e inovação dos serviços já oferecidos à advocacia, implementando o seu  acesso online e ampliando o leque de facilidades ofertadas para dar suporte à classe em sua atuação profissional.
Quem é Claudia Prudêncio
É membro da Comissão Nacional da Mulher Advogada do Conselho Federal (CFOAB), Secretária-adjunta da OAB/SC e Corregedora Geral do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da instituição (2016/2018), além de membro da Comissão Estadual de Direito Empresarial da OAB/SC. Junto ao TED, atuou na atual gestão pela sua reestruturação, com criação de novas Turmas, modernização do sistema e realização de sessões itinerantes, medidas que ajudaram a elevar em 30% a produtividade do órgão.
Além do cargo de Secretária-adjunta na atual gestão, já foi eleita também Conselheira Estadual (2013/2015), e no mesmo período foi Coordenadora-adjunta das Comissões da OAB/SC. Exerce ainda a docência como professora permanente da Escola Superior da Advocacia (ESA), professora da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e professora de pós-graduação na Fundação dos Administradores de Santa Catarina (FUNDASC).
NOMINATA CHAPA 81 – ADVOCACIA UNIDA
Candidatos à Diretoria da OAB/SC
Presidente: Rafael Horn (Florianópolis)
Vice-presidente: Maurício Voos (Joinville)
Secretário-geral: Eduardo Mello (Florianópolis)
Secretária-adjunta: Luciane Mortari (Jaraguá do Sul)
Tesoureiro: Juliano Mandelli (Balneário Camboriú)
Candidatos ao Conselho Federal
Fábio Jeremias (Criciúma)
José Sérgio Cristóvam (Florianópolis)
Paulo Brincas (Florianópolis)
Sabine Müller (São José)
Sandra Krieger (Blumenau)
Tullo Cavallazzi Filho (Florianópolis)
Candidatos ao Conselho Estadual: confira em http://www.advocaciaunida.com/nominata-completa/