Blog do Prisco
Destaques

Hospital Jaraguá inaugura nova ala da maternidade

Espaço terá Centro de Parto Humanizado, com PA Obstétrico, novos leitos de UCI, além de suítes com proposta de hotelaria

Os 55 anos do Hospital e Maternidade Jaraguá são celebrados com uma nova conquista para toda a região da Amvali – Associação dos Municípios do Vale do Itapocu, a inauguração da nova ala da sua Maternidade. A nova estrutura foi entregue, oficialmente, na manhã desta quinta (18), na sede do Hospital que fica em Jaraguá do Sul (SC).

A ampliação da estrutura recebeu investimento de R$1,8 milhões. Deste montante, R$1,2 milhões foram doados pela Família Weege, Grupo Malwee e Instituto Malwee, por intermédio da empresária Laurita Karsten Weege e o restante veio de recursos da própria instituição.

Com a chegada de novos equipamentos e a melhoria dos espaços, a Maternidade passará a contar com um Centro de Parto Humanizado, que permitirá aumentar em 20% a sua capacidade de atendimento, trazendo ainda mais segurança às mamães e bebês de toda a região.

“Neste momento, em que o Hospital completa 55 anos de relevantes serviços prestados à comunidade jaraguaense, é uma grande alegria para nós entregar essa nova área da maternidade. Esse  espaço foi criado e desenhado, com muito amor e carinho, para acolher as famílias, para que sintam-se em casa num momento tão importante que é o nascimento dos bebês”, afirmou o presidente do conselho do Hospital Charles Alfredo Bretzke.

A nova ala da Maternidade do HMJ terá Pronto Atendimento Obstétrico, formado por três salas de observação/medicação e dois consultórios. Com esta ampliação, a área também passa a contar com mais 10 novos leitos de UCI – Unidades de Cuidados Intermediários, novo espaço de triagem e sala de espera, além de cinco leitos destinados ao pré-parto, parto e pós-parto.

“Essa ampliação vai permitir que a paciente em trabalho de parto possa ser acolhida num espaço maior, ser atendida de forma individualizada realizando pré-parto, parto e pós-parto no mesmo ambiente. O PA obstétrico também trará muitos ganhos às gestantes, pois elas serão atendidas em três salas de acolhimento, o que representa mais conforto durante o atendimento”, conta a coordenadora de enfermagem do Hospital, Paolla Ruthes de Souza.

Secretário Estadual de saúde prestigiou cerimônia

A inauguração da nova ala da Maternidade contou com a presença de membros da diretoria, da equipe gerencial, do conselho administrativo e de voluntários que atuam no Hospital Jaraguá. Várias autoridades prestigiaram a cerimônia também, entre elas, o Secretário Estadual de Saúde André Motta Ribeiro.

“Eu já conheço a qualidade e o brio dessa comunidade. Essa parceria público-privada não é só de recursos financeiros, é de trabalho, de intenção, de pessoas cuidando de pessoas. Uma estrutura extremamente importante e muito bem organizada. Quem dera que nós pudéssemos ter mais  estruturas como essa espalhadas por todo o Estado de Santa Catarina”, disse.

Mais conforto e privacidade

A ampliação da Maternidade do HMJ também permitiu agregar um novo serviço. A instituição passa a oferecer cinco suítes para uso individual, que oferecerão uma proposta de hotelaria. Este novo espaço terá banheira, além de espaço para receber acompanhante, doula e fotógrafo durante o trabalho de parto.

De acordo com o diretor executivo do HMJ, Sérgio Luis Alves, os novos apartamentos foram planejados para oferecer privacidade e conforto durante o nascimento. “Sabemos que a chegada dos bebês é um dos momentos mais importantes na vida das pessoas e essas suítes trarão ainda mais aconchego e conexão com o lar dessas famílias”, adianta.

Hospital é referência em saúde materno-infantil

Para Sérgio Luis Alves, ao longo dos anos, o Hospital e Maternidade Jaraguá vem construindo uma história de conquistas para a saúde de Jaraguá do Sul e região. O profissional destacou a inauguração dos primeiros leitos de UTI – Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica, o título de “Hospital Amigo da Criança”, concedido pelo UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância, pelo incentivo ao aleitamento materno dos recém-nascidos.

“Sem dúvida, a nossa trajetória vem sendo marcada por pioneirismo, inovação e compromisso com a melhoria contínua do nosso atendimento à comunidade. Esses 55 anos de trabalho são celebrados com muita alegria, pois construímos uma relação de confiança e de amor à vida”, concluiu.