Blog do Prisco
Notícias Últimas

Hospital Regional de São José completa 35 anos

Com três portas de emergência 24 horas, ambulatórios de diversas especialidades e cada vez mais ofertas de serviços de saúde, o Hospital Regional Homero de Miranda Gomes, de São José, completou 35 anos de história, neste mês de fevereiro. Uma cerimônia de aniversário com homenagens aos servidores da casa foi realizada na manhã desta sexta-feira, 25, na Unidade. Dentre as autoridades presentes, a primeira-dama do estado, Késia Martins da Silva, o prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila e o Secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, representando o governador Carlos Moisés da Silva.

803

“Eu costumo dizer nas minhas falas que gestão se faz com união de todos e entregando de volta serviços de qualidade ao cidadão. Essa é a nossa missão. O Regional durante esse tempo se reinventou, cresceu e ofereceu mais. A SES tem buscado garantir autossuficiência em serviço, deixando as unidades cada vez mais próximas do cidadão, com a PHC, a Política Hospitalar Catarinense. E estamos conseguindo”, apontou o secretário André Motta Ribeiro.

804

Durante seu discurso, ele também indicou que o Instituto de Cardiologia em breve sairá do Regional e, com isso, uma nova reestruturação e novas reformas serão possíveis. “São mais de 115 hospitais visitados durante essa caminhada como gestor e estamos empenhados em garantir segurança e conforto para nossos profissionais. São eles que queremos sempre homenagear e agradecer. Mesmo exaustos, é possível olhar o brilho no olho de cada um, a força de cada um, a coragem de cada um”, acrescentou André Motta.

O secretário da Saúde ainda entregou uma homenagem para a servidora da casa, Beth, que trabalha há mais de 30 anos na Unidade. Várias homenagens marcaram a manhã, com entregas de placas e buquês, com agradecimentos que se estenderam a todos aqueles que doaram um pouco de si para o Hospital Regional Homero de Miranda Gomes todos esses anos.

806

O diretor do Hospital, Daywson Koerich, reforçou durante a sua fala no evento que a unidade readequou a capacidade cirúrgica, redistribuiu salas, priorizou cirurgias e se ajustou de acordo com a demanda hospitalar. Realizou-se, igualmente, obras para ampliação, otimizou-se mapa de cirurgias, além de melhorar a logística e processo de compras.

805

 

Partos Humanizados

Logo depois da cerimônia, três novos quartos do Centro Obstétrico da maternidade também foram inaugurados, no modelo PPP – pré-parto, parto e pós-parto, o que aumentará a capacidade de atendimento em 43%. A reforma ocorreu com investimentos do Governo do Estado e da Associação Amigos do Hospital Regional de São José – AAMHOR. No novo espaço será possível realizar um atendimento diferenciado às gestantes, contando com equipamentos que possibilitam o parto humanizado.

808

Os quartos contarão com chuveiro, espaço para que a mãe possa usar as bolas para fazer o processo de alívio da dor e favorecer a dilatação. Inclusive, neste primeiro momento, um deles terá banheira para o parto, dando a possibilidade de um parto natural para as mães dentro d’água. A ideia é colocar banheira nos outros dois futuramente.

807

No Centro Obstétrico ainda foi inaugurado um novo posto de enfermagem e feita a reforma geral dos sete leitos já existentes e dos banheiros. Além da pintura da emergência obstétrica e do centro obstétrico.

Estamos comemorando o aniversário do Hospital Regional, mas o presente é para os pacientes”, finalizou o secretário André Motta. Até hoje a maternidade do HRSJ realizou 103 mil partos e são cerca de 300 procedimentos desta especialidade ao mês.