Blog do Prisco
Notícias Últimas

Iasc lamenta o falecimento do professor Cesar Luiz Pasold

O Instituto dos Advogados de Santa Catarina (Iasc), mais antiga associação de advogados de SC, divulgou neste domingo, 24, de manhã uma nota de pesar pelo falecimento do doutor Cesar Luiz Pasold, comendador e atual vice-presidente do Conselho Deliberativo da entidade.

Nascido em Blumenau em 13 de julho de 1945, Pasold tinha 76 anos e faleceu neste domingo de madrugada, no Hospital Baía Sul, em Florianópolis, vítima de um câncer. Professor aposentado do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ele deixa a esposa Rosângela, os filhos Andrea Maria Limongi Pasold, Cesar Luiz Pasold Junior e Ralf De Lucca Pasold e netos.

O velório será neste domingo, a partir das 17h, no necrotério do Cemitério São Francisco de Assis, no Bairro Itacorubi, na Capital. O sepultamento está marcado para amanhã, segunda-feira, dia 25, às 10h. “Não há erro ao afirmar que todos estaremos eternamente “Conversando com o Professor”, pelas suas obras, ensinamentos e todo o seu legado na educação”, disse o presidente em exercício do Iasc, Cassio Biffi, em nota em homenagem ao professor, que mantinha o site https://conversandocomoprofessor.com.br, endereço onde debatia ideias e estimulava reflexões principalmente sobre Direito, Teoria Política, Ciência Política, Ética, Filosofia, Sociologia, Literatura e cuja última atualização foi em 8 de abril.

“Nas últimas décadas, além de assíduo incentivador e colaborador para a difusão da cultura jurídica nacional, foi membro da Diretoria Executiva, do Conselho Deliberativo e agraciado com a maior comenda do Iasc, a Comenda Conselheiro Manoel da Silva Mafra”, acrescentou Biffi. Pasold foi o primeiro a receber a distinção oferecida desde 2014 pelo Instituto a profissionais do Direito considerados ícones da advocacia catarinense.

“Fui agraciado por poder conviver, por muitos anos, com o comendador professor doutor Cesar Luiz Pasold. Homem probo, imortal das letras, professor de Direito na graduação, mestrado e doutorado, amigo, confidente, incentivador. Descanse em paz, professor Pasold. Minha eterna gratidão pelos seus ensinamentos e caminhada conjunta. Que Deus o receba em Seus braços e conforte familiares e amigos”, escreveu o presidente licenciado do Iasc, Gilberto Lopes Teixeira, que de 2017 a 2020 teve o professor Pasold como vice-presidente em sua primeira gestão à frente do Iasc.

Nascido em Blumenau, Cesar Pasold chegou com a família na Ilha de Santa Catarina em 1949 falando apenas alemão. Aprendeu a falar e a escrever português com manezinhos da Ilha. Cresceu em Florianópolis e na Capital fez o primário no Grupo Escolar Lauro Müller, o ginásio e o científico no Colégio Catarinense e a educação superior na Faculdade de Direito da Rua Esteves Júnior, onde foi eleito secretário-adjunto, vice-presidente e depois presidente do Centro Acadêmico XI de Fevereiro (Caxif).

Por seis anos foi colaborador voluntário do hoje extinto jornal O Estado, de Florianópolis. Nos dois primeiros anos, escreveu a coluna semanal Estante, no qual analisava e recomendava livros. E nos quatro anos seguintes, também com periodicidade semanal, assinou a coluna Crônica Moderna, no qual escrevia sobre os mais variados temas.

Foi professor de Comunicação e Relações Humanas e Organizacionais na Escola Superior de Administração e Gerência (Esag Udesc), instituição na qual foi chefe do Departamento de Ciências Sociais, diretor de graduação e, de 1969  a 1988, diretor-geral. Lecionou disciplinas jurídicas, como Direito Administrativo, Direito Constitucional, Teoria do Estado Contemporâneo na UFSC de 1975 a 1994 e a partir de 1995 lecionou nos cursos de mestrado e doutorado em Ciência Jurídica da Univali. Foi coordenador do curso de pós-graduação (mestrado e doutorado) em Direito da UFSC por quatro anos. Foi coordenador dos cursos de pós-graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da Univali por 10 anos. Ali, atualmente lecionou no curso de Doutorado (Teoria do Estado e da Constituição) e no de Mestrado (Fundamentos da Percepção Jurídica).

Era mestre em Instituições Políticas e Jurídicas pela UFSC, doutor em Direito do Estado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco da USP, sanitarista e mestre em saúde pública pela USP e pós-doutor em Direito das Relações Sociais pela UFPR.

Pasold foi reconhecido com a Medalha Professor San Thiago Dantas, outorgada em 2002 pela Associação Nacional dos Procuradores Federais; a Medalha da Ordem Catarinense do Mérito Judiciário do Trabalho – 2º Grau, concedida em 2005 pelo Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região; da Medalha João Baptista Bonassis, comenda máxima da OAB-SC recebida em 2011; da Comenda Conselheiro Manoela da Silva Mafra, comenda máxima do Iasc em 2014; e homenageado com a Medalha Anaclara Figueiredo Martins pela Academia de Letras do Brasil em 2016.

Pasold também era consultor de organização nas áreas jurídicas e axiológica. Advogado com registro 943 na OAB-SC atuava na Advocacia Pasold e Advogados, tendo completado 50 anos de exercício forense e consultiva no dia 8 de maio de 2018.

Foi juiz eleitoral, classe jurista, no TRE-SC em 1996, diretor-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA-OAB/SC) de 1986 a 1994, presidente da Comissão de Educação Jurídica da OAB-SC de 2013 a 2015, orador do Iasc na gestão 2011 a 2014 e vice-presidente de 2017 a 2020. Em 2007 recebeu o título de Cidadão Honorário de Imbituba e em 2017, de Cidadão Honorário de Florianópolis.

Era acadêmico em seis Academias de Letras: da Academia Catarinense de Letras Jurídicas e também das Academias Desterrense de Letras, de Palhoça, de Biguaçu, de Imbituba e Maçônica Catarinense de Letras. Foi autor de mais de 10 livros, entre as quais Metodologia da Pesquisa Jurídica – Teoria e Prática; Função Social do Estado Contemporâneo e Ensaio sobre a Ética de Norberto Bobbio, e coautor de 36 obras.

 

* DIvulgação Iasc