Blog do Prisco
Notícias Últimas

III Seminário de Direito Cooperativo reúne cerca de 100 profissionais em Florianópolis

Com o objetivo de integrar os profissionais da área jurídica e discutir temas relevantes, nacional e regionalmente, iniciou na noite da última segunda-feira (28), a terceira edição do Seminário de Direito Cooperativo da Região Sul, em Florianópolis. O evento, organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP/SC), em parceria com a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), conta com a participação de mais de 100 de profissionais dos três Estados do Sul do Brasil.

Na cerimônia de abertura, que teve a presença de representantes das Organizações Estaduais de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, autoridades e profissionais da área, o presidente da OCESC e do SESCOOP/SC, Luiz Vicente Suzin, destacou a importância do evento para o cooperativismo. “Este Seminário nasceu de uma demanda da área jurídica. Ao longo destes três anos, percebemos a importância dessa integração e intercooperação com os nossos Estados vizinhos. Afinal, a área jurídica do cooperativismo está em constante mudança e, por meio da discussão e do debate, é possível trazer mais inovação e segurança para o dia a dia das nossas cooperativas”, enfatizou Suzin.

Para a gerente jurídica da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Ana Paula Andrade Ramos, o Seminário é fundamental para o fortalecimento de teses e estratégias. “É o momento ideal para discutir ideias e unificar estratégias. Percebemos que todos os processos e as ideias nascem na base, assim, podemos trabalhar com mais qualidade as teses nos tribunais superiores nacionais”, disse, reafirmando o compromisso da OCB na representação do cooperativismo.

O Seminário de Direito Cooperativo da Região Sul é resultado de uma parceria entre a OCESC, a OCEPAR (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná) e a OCERGS (Organização das Cooperativas do Estado Rio Grande do Sul). A primeira edição ocorreu no Rio Grande do Sul, em 2017, e a segunda no Paraná, em 2018.

O evento discute assuntos relevantes para a área jurídica do cooperativismo, como o direito em sociedades digitais, sociedades cooperativas, questões atuais de tributação das cooperativas e a conjuntura econômica e política do País. Além disso, também conta com palestras sobre as matérias de interesse do cooperativismo em tramitação no Congresso Nacional e sobre os desafios do cenário trabalhista e sindical para o cooperativismo.

Fonte: Assessoria de Comunicação Interna do Sistema Ocesc