Blog do Prisco
Notícias Últimas

Imara Stallbaum: 50 anos de jornalismo no Encontro da Imprensa Catarinense

Maior evento da comunicação catarinense já tem o apoio de empresas e instituições

Com vasto currículo profissional e uma coleção de expressivos prêmios, a  jornalista e professora Imara Stallbaum receberá homenagem por ter completado 50 anos de atividade ininterrupta na área de comunicação. A homenagem será prestada no 13º ENCONTRO DA IMPRENSA CATARINENSE, o maior evento da comunicação barriga-verde, programado para o dia 6 de agosto na sede Social da CDL, em Chapecó.

A comunicação foi feita hoje pela presidente da Associação Catarinense de Imprensa (ACI)/Casa do Jornalista Déborah Almada e pelo coordenador do evento e 1º vice-presidente Marcos A. Bedin.

O Encontro fará parte da programação dos 90 anos de fundação da ACI e consistirá de solenidade com homenagens, palestra e almoço de confraternização reunindo cerca de 500 profissionais de comunicação de todo Estado. A iniciativa é da agência de comunicação empresarial MB Comunicação e da Associação Catarinense de Imprensa (ACI).

Profissionais de todas as áreas da comunicação participarão do encontro – jornalistas, radialistas, publicitários, relações públicas, mídias, docentes, influenciadores digitais, empresários e proprietários de meios de comunicação – representando o caráter multiprofissional da ACI.

Na ocasião serão homenageados os profissionais com 50 anos de atividade na área de comunicação. Os candidatos a esse reconhecimento devem ser indicados até 30 de maio próximo. Até agora estão confirmados quatro homenageados: os jornalistas Mário Medaglia, Renei Popper, Quirino Ribeiro e Imara Stallbaum..

O evento tem o apoio oficial de importantes instituições catarinenses: FIESC, FAESC, FECOAGRO, FECOMÉRCIO, ICASA, Foz do Chapecó Energia, Unoesc, Unochapecó, Sindicarne, ACAV, Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop), CDL Chapecó, Unimed Chapecó, Sebrae/SC, Apti Alimentos, Vale do Sol, Sicoob MaxiCrédito, Gráfica Arcus, Hotel Lang Palace, Fort Atacadista, Inviolável e Produce.

O evento envolve todo o trade comunicacional e tem o apoio das entidades de representação da comunicação catarinense: Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), Associação dos Jornais do Interior do Estado de SC (ADJORI), Associação de Diários do Interior de SC (ADI), Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado de Santa Catarina (SINDEJOR), Sindicato das Agências de Propaganda (SINAPRO), Sindicato dos Jornalistas Profissionais de SC (SJSC) e Associação dos Cronistas Esportivos de SC (ACESC).

         VOCAÇÃO: JORNALISMO

Imara Stallbaum é bacharel em Comunicação Social, Jornalismo Gráfico e Audiovisual pela UFRGS e mestre em Mídia e Conhecimento/Engenharia de Produção pela UFSC. Desenvolveu intensa atividade no jornalismo profissional atuando na Folha da Manhã (CJCJ) em P. Alegre/1972-75, como repórter especial do jornal ZH/1977-1981, correspondente e articulista Internacional de ZH e Rádio Gaúcha na Europa/1981-82. repórter especial, editora e articulista de ZH em P. Alegre – 1983-84, repórter da Agência O Estado de São Paulo em P. Alegre/1984, repórter da revista Isto É em SP/1984-85, repórter do Jornal da Tarde em SP, cobrindo as editorias de Meio Ambiente, Geral, Economia e Política /1985-87, repórter especial de O Globo (RJ) para execução de matérias de geral e meio ambiente/1987.

Trabalhou na editoria de Geral, repórter especial e editora de Internacional do DC em Florianópolis/entre 1987 e 96 e foi repórter especial do jornal O Estado de Florianópolis – 1998-99.

Em 2001, com a criação da Mafalda Press, em Florianópolis, passou a produzir textos para agências nacionais e internacionais. Também redigiu matérias para o próprio site da agência e produziu livros-reportagem. Esses livros abordam temas como agricultura familiar, meio ambiente, águas subterrâneas, energias alternativas, sustentabilidade e turismo.

Alguns títulos produzidos: Rumo ao Futuro: Serra Catarinense. Palhoça, SC: Ed. Unisul, 2016; Olhares da Diversidade Natural: As Unidades de Conservação de Proteção Integral de Santa Catarina, 2016; Águas Subterrâneas: Um Patrimônio Catarinense/Imara Stallbaum e Luiz Fernando Scheibe. Florianópolis, SC, 2018 (com financiamento da Fapesc) e Porto de Imbituba: na rota da modernidade. Palhoça. Ed. Unisul, 2018

Participou como bolsista do CNPq do Núcleo de Mídia Científica (MIC), criado em 2001, no Instituto Stela para transformar teses e dissertações em textos jornalísticos. Foi professora de redação nos cursos de jornalismo da Unisul (Tubarão e Pedra Branca-SC) de 2000 a 2004; da ESTÁCIO DE SÁ (São José-SC) de 2003 a 2006 e do IELUSC (Joinville-SC) de 2004 a 2007.

            Prêmios jornalísticos recebidos (em ordem cronológica): 1º lugar em reportagem geral no Prêmio Fiergs (Federação das Indústrias do RS) com a reportagem “A Poluição no Polo Petroquímico”/1977; 1º lugar em reportagem geral no Prêmio ARI (Associação Riograndense de Imprensa) com “A Crise dos Colonos”/1979; Prêmio Especial da Agricultura, conferido pelos jurados do Prêmio Telesp de Jornalismo, também com “A Crise dos Colonos”/1979; 3º lugar em reportagem geral no Prêmio Ari de Jornalismo com “A Igreja no RS”, que precedeu a visita do papa João Paulo II ao RS/1980; 1º lugar em reportagem geral no Prêmio Ari de Jornalismo com a “Fome e Alimentação”/1981; Finalista e merecedora de menção honrosa no Prêmio Esso de Jornalismo com “Repórter do DC compra pista do Aeroporto”/1995.

         Também recebeu Menção honrosa no 9º Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental pela matéria ”Aula para Nunca Mais Esquecer”, que descreve a visita de estudantes do ensino fundamental de Criciúma à Reserva Biológica do Aguaí. 2016