Blog do Prisco
Coluna do dia

Impeachment: desespero e parcialidade

A fatura está sendo descontada. O Deputado Laércio Schuster, que votou a favor do afastamento de Moisés da Silva e indicou vários importantes no governo interino, ingressou com uma reclamação no STF contra o presidente do TJSC, Ricardo Roesler, que também pilota o Tribunal Especial de Julgamento que deve ser reunir nesta sexta-feira para definir o futuro político de Santa Catarina.
O detalhe é que não foram os autores do pedido de impeachment que foram ao STF, mas sim um deputado que compôs a corte temporária do processo de impedimento.
Este tipo de iniciativa do parlamentar o descredencia completamente para atuar como magistrado no impeachment, pois sua parcialidade está escancarada e documentada.
Agora não restam dúvidas de que se trata de um movimento quase que desesperado de Schuster a serviço da gestão interna.
Passa a impressão de que os adversários de Moisés da Silva não têm os sete votos assegurados para degolar o chefe do Executivo, o que elevaria Daniela Reinehr à condição de governadora, de fato e de direito, de Santa Catarina.

Holofotes
O senador Jorginho Mello (PL/SC) comentou sobre o depoimento dado pelo ex-ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, na CPI da Pandemia, instalada no Senado Federal.
O catarinense classificou a fala do ex-ministro como um palanque político, já que Mandetta seria um possível candidato à presidência da república nas eleições de 2022.

FRASE
“Ele (Mandetta) foi mais político do que o ex-ministro da saúde. Ele falou o que quis mesmo com as perguntas feitas pelos senadores. Teve sua exposição durante sete horas na CPI. Mandetta teve o momento de fazer um grande palanque político ontem e ele aproveitou isso. Ele diz que quer ser candidato e que está à disposição. Formou um belo trio com um presidente e um relator de CPI totalmente imparciais.” – Senador Jorginho Mello.

Cortes no Orçamento
O deputado Moacir Sopelsa (MDB), apresentou Moção de Apelo ao Excelentíssimo Senhor Presidente da República, aos ministros da Economia e da Infraestrutura, Presidentes do Senado e Câmara dos Deputados e também aos integrantes do Fórum Parlamentar Catarinense no Congresso Nacional, por atenção ao corte no orçamento 2021 da infraestrutura viária federal no Estado de Santa Catarina, em especial nas obras em andamento das rodovias BR-470 e BR-163.

Infraestrutura
O documento está assinado por todos os deputados da bancada do MDB e está aberto para que os demais parlamentares subscrevam. Segundo o parlamentar, Santa Catarina está perdendo competitividade nos nossos negócios e na economia, por falta de investimentos em infraestrutura.

Previdência
O advogado Rodrigo Bornholdt entrou com Ação Popular contra o governo federal para impedir que o município de Joinville (SC) sofra sanções por não ter o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP). Ele quer que a Justiça suspenda os efeitos da Portaria SEPRT/ME n.º 1.348/2019, bem como do art. 7o, da Lei 9.717/1998, que tratam do assunto. O município está impedido de receber verbas federais por não ter o CRP. Segundo o advogado, recentemente, o município deixou de investir R$2 milhões de verbas federais – não recebidas pela falta do CRP. Outros municípios podem ser beneficiados em caso de vitória.