Blog do Prisco
Coluna do dia

Impeachment irreversível

Impeachment irreversível

Deputado federal Mauro Mariani, presidente estadual do PMDB e coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, desempenhou um papel preponderante para alinhar a nova postura do PMDB anti-Dilma em Brasília. Além de também fazer parte da comissão especial que vai analisar o impeachment, ao lado de outro catarinense, João Rodrigues (PSD), Mariani visitou, quinta-feira passada, o vice-presidente Michel Temer. Detalhe: a visita ocorreu às 0h30min no Palácio do Jaburu, a residência oficial do vice na Capital Federal.

Mariani mergulhou de cabeça no processo de rompimento com o Planalto e de degola do líder da bancada federal do PMDB, Leonardo Picciani, que negocia escancaradamente com o Executivo em troca de apoio para evitar a queda da petista. Outro ponto importante. Tanto Mariani como João Rodrigues não foram indicados para a comissão especial como “governistas”. Pelo contrário, entraram na lista da oposição, aquela que conquistou uma senhora vitória sobre o governo na terça-feira. O grupo ganha força. Picciani foi apeado da liderança do PMDB na Câmara e Michel Temer aconselhado a manter a máxima reserva possível na relação com o Planalto, sob o argumento de que o processo de impeachment já não teria mais volta. Pelo menos, regristre-se, é o sentimento de alguns cardeais do partido.

 

 

 

 

Mineiro

O novo líder do PMDB na Câmara é outro Leonardo. Não o carioca Picciani. E sim o Quintão, de Minas Gerais.

 

 

 

 

Xô, Corrupção

Em Blumenau, ocorreu o Dia Internacional de Combate à Corrupção, com a entrega das assinaturas coletadas nos espaços disponibilizados pela Prefeitura a favor do projeto de lei popular denominado 10 Medidas contra a Corrupção à Procuradora do Ministério Público Federal Rafaela Alberici. O prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) pilotou o ato.

 

 

 

 

Papai Noel

O governador Raimundo Colombo decidiu antecipar o pagamento do salário do mês de dezembro e a segunda parcela do Décimo Terceiro salário para todos os servidores ativos e inativos do Estado. Com essa medida, o governo espera aplicar na economia de SC cerca de R$ 2 bilhões em menos de 20 dias. O 13º será pago dia 15 e o salário dia 18.

 

 

Tiroteio

Ao contestar as parlamentares petistas Ana Paula Lima e Luciane Carminatti, de que o processo de impeachment de Dilma Rousseff não representaria um golpe contra a democracia, o deputado Leonel Pavan disse que “se existe alguma tentativa de golpe, essa armação parte de dentro das próprias bases do governo”, ao citar a dissidência interna no maior partido de apoio, o PMDB.

 

 

 

 

Renúncia

Experiente e bom de palanque, Pavan ainda acrescentou que não é a favor do impeachment da presidente, mas “pela sua renúncia do cargo, em nome da dignidade e em respeito à grande maioria da população que não acredita mais em seu governo”.

 

 

 

 

Desenvolvimento

Em comitiva formada por prefeitos, e o secretário-executivo da Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte) teve audiência com a diretoria da JBS, líder mundial em processamento de carne bovina, ovina e de aves. O encontro aconteceu na ultima quarta-feira, em São Paulo.

Os prefeitos de Canoinhas, Beto Faria; Porto União, Anísio de Souza; Irineópolis, Juliano Pozzi Pereira e de Três Barras, Elói Queje, além do secretário executivo da Amplanorte, Hélio Daniel Costa, apresentaram o potencial produtivo do Planalto Norte e reforçaram o interesse em promover o desenvolvimento da r