Blog do Prisco
Coluna do dia

Impostos nas alturas

Impostos nas alturas

Observadores mais atentos já perceberam que toda a discussão em torno da ressurreição ou não da famigerada CPMF tem tido uma função muito mais diversionista do que empenho pra valer na sua volta.

Enquanto empresários, cidadãos comuns e parte da oposição andam vermelhos de raiva por causa da CPMF, a presidente da República, no melhor estilo mineiro, está elevando outros tributos e taxas.

O Imposto de Renda para a pessoa física, praticamente dobrou. O PIS/Confins, que incide sobre os combustíveis, aumentou (agora é de 0,22 por litro) e para produtos importados, também (subiu de 9,2% para 11,7%). Não bastasse isso, Dilma Rousseff também decidiu pela volta de outra famigerada taxa, a Cide, também conhecida como imposto do combustível. Ah sim, e o IOF também dobrou. Agora é de 3%.

A sanha arrecadatória no país é tamanha, que já tem gente adaptando um slogan que ficou famoso durante a ditadura militar: Brasil, pague-o ou deixe-o!

 

 

 

Nunca antes        

Para o banco Credit Suisse, o Brasil tem tudo para amargar pelo menos três anos de recessão. A instituição já elevou sua projeção para o recuo do PIB em 2016, para gigantescos 4%, mesmo patamar projetado para o ano passado. Em 2017, segundo a banca suíça, a economia deve continuar encolhendo. Se isso acontecer, e parece que este é mesmo o caminho, Dilma Rousseff baterá novo recorde: nunca antes na história deste país, a economia perdeu tamanho por três anos seguidos.

 

 

 

Faz tempo

Foi nos distantes anos 1930 que o PIB brasileiro ficou negativo por dois anos seguidos. Ainda é o recorde, que Dilma está se esforçando para quebrar com larga vantagem. Na outra ponta, os bancos seguem batendo recordes de lucratividade!

 

 

 

Apelo tucano

O fim do programa de residência médica no Hospital Municipal São José, de Joinville, motivou o deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB), que é médico, a lançar uma nota de apelo ao prefeito Udo Döhler. Para o tucano, o programa não pode acabar, ainda mais em momento tão delicado nas áreas prioritárias dos setores públicos do país.

 

 

 

 

AVC

A certa altura, Caropreso assinala: “(o fim do programa) coloca em risco programas de aperfeiçoamento em vários setores, entre eles o de atendimento à AVC, considerado hoje um dos melhores do Brasil. Rogo a vossa excelência, para que reveja tal atitude, para o bem da Saúde Pública de Joinville e região, de nosso Estado e para o benefício da ciência médica brasileira”.

 

 

 

Sonegação

A mídia nacional está trabalhando com a suspeita, que parte do Ministério da Saúde, de que as autoridades da área do Estado do Rio de Janeiro estariam sonegando informações e maquiando os números sobre o Aedes Aegypti. Será que a prática também está valendo para outros estados da federação?

 

 

 

Janela

Caso se concretize a transferência da deputada federal Carmen  Zanotto, do PPS para o PSB, o partido pilotado em SC por Paulo Bornhausen, ganha mais uma pré-candidatura com chances reais de vitória em cidade estratégica. A parlamentar é de Lages. O PSB vem forte também em Chapecó e Balneário Camboriú. Em Itajaí, o próprio Bornhausen admite disputar o pleito municipal.