Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Inclusão social marca primeira reunião do ano da CCJ

Projetos sobre inclusão social, consórcios intermunicipais e esporte marcaram a primeira reunião de 2026 da Comissão de Constituição e Justiça da Alesc

FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

 

A inclusão social foi um dos destaques da primeira reunião de 2026 da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), realizada na manhã desta terça-feira (10), no Parlamento estadual. Os integrantes do colegiado analisaram 35 projetos e deliberaram, por unanimidade, pela aprovação do PL 49/2023, de autoria do deputado Jessé Lopes (PL), que estabelece normas para a concessão e utilização do Cordão de Girassol como símbolo de identificação de pessoas com deficiências ocultas ou não aparentes.

A matéria tramita de forma conjunta com o PL 195/2023, de teor semelhante, de autoria da deputada Paulinha (Podemos), que está apensado ao projeto principal.

Na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o PL 49/2023 recebeu emenda que reconhece, no âmbito do Estado, o uso do Cordão de Girassol como instrumento auxiliar de orientação para a identificação de pessoas com deficiências ocultas. A proposta também prevê a incorporação do projeto à Lei 17.292/2017, que consolida a legislação sobre os direitos das pessoas com deficiência em Santa Catarina.

Em razão das alterações, a matéria retornou à CCJ, sob a relatoria do deputado Napoleão Bernardes (PSD), sendo aprovada na forma de emenda substitutiva global. O projeto segue agora para votação em Plenário.

Ainda na relatoria de Napoleão Bernardes, foi aprovado o PL 491/2025, de autoria do deputado Júlio Garcia (PSD), que autoriza a criação e o disciplinamento de consórcios públicos intermunicipais de assistência e inclusão social em Santa Catarina. A proposta foi aprovada por unanimidade, com emenda modificativa apresentada na Comissão de Finanças e Tributação, com o objetivo de tornar o texto mais claro e objetivo.

Esporte

O esporte catarinense também integrou a pauta da primeira reunião da CCJ. De autoria do deputado Tiago Zilli (MDB), foi aprovado, por unanimidade, o PL 837/2025, que declara o Criciúma Esporte Clube integrante do Patrimônio Cultural Imaterial do estado de Santa Catarina.

A relatoria foi do deputado Mauro de Nadal (MDB), que apresentou parecer favorável à matéria. O projeto segue agora para análise das comissões de Educação e Cultura e de Esportes e Lazer.


Perguntas Frequentes

O que é o Cordão de Girassol?
É um símbolo de identificação de pessoas com deficiências ocultas ou não aparentes, utilizado como instrumento auxiliar de orientação.

O projeto que trata do Cordão de Girassol já virou lei?
Não. A proposta foi aprovada nas comissões e segue agora para votação em Plenário.

O que muda com a aprovação do PL 49/2023?
O projeto reconhece, no âmbito do Estado, o uso do Cordão de Girassol e incorpora a iniciativa à legislação que consolida os direitos das pessoas com deficiência em Santa Catarina.

O que são consórcios públicos intermunicipais?
São parcerias entre municípios para atuação conjunta em áreas como assistência e inclusão social, conforme previsto no PL 491/2025.

Qual clube foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial?
O Criciúma Esporte Clube foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina.


Posts relacionados

Alesc aprova moção de Lunelli cobrando reforma do STF

Redação

Deputado Jair Miotto assume 2ª secretaria da Mesa da Alesc

Redação

Sessão tem anúncio de obras para aumentar a segurança no entorno do Morro dos Cavalos

Redação