Blog do Prisco
Destaques

Incorporadoras investem em consultoria inédita para ingressar no mercado de Itapema e Porto Belo

Nos últimos anos, Itapema e Porto Belo, cidades da Costa Esmeralda, no litoral catarinense, tornaram-se algumas das mais procuradas do Brasil por empresas do ramo da construção civil. Segundo o Índice FipeZap, desde janeiro deste ano, Itapema aparece como o segundo município com o metro quadrado mais valorizado do país. No último levantamento, divulgado em 02 de agosto, o valor chegou a R$ 11.717, atrás apenas da vizinha Balneário Camboriú.

A valorização constante do mercado imobiliário da região atrai cada vez mais investidores. Incorporadoras de várias partes do Brasil estão escolhendo as cidades para lançar os próximos empreendimentos. Boa parte das empresas que se estabelecem agora nestes municípios têm origem no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, especialmente Florianópolis.

No entanto, ao chegar a Porto Belo e Itapema encontram um mercado singular, com características diferenciadas. A aquisição dos terrenos, por exemplo, em Porto Belo é realizada em 90% dos casos em forma de permuta. Apesar deste tipo de negócio facilitar a operação das incorporadoras que se instalam na região, pois não gera uma grande exposição de caixa inicial para a compra das áreas, essa etapa, muitas vezes, pode ser desafiadora.

Por não saberem exatamente o potencial construtivo de determinados terrenos, algo que está diretamente ligado à vocação mercadológica e ao zoneamento urbano de cada área, as incorporadoras que chegam na cidade encontram dificuldades para quantificar o percentual ou o número de unidades que podem ser negociadas em determinadas permutas. Além disso, definir o produto para esse novo local de atuação exige conhecimento especializado sobre o interesse do consumidor e o mercado imobiliário da região.

Para auxiliar a operação das novas construtoras e incorporadoras que se instalam em Itapema e Porto Belo, a imobiliária Arkidá Gestão de Investimentos e o escritório especializado em projetos prediais CIP – Centro Integrado de Projetos, criaram um serviço inovador e exclusivo: a consultoria especializada para inserção de incorporadoras no mercado de Porto Belo e Itapema – denominada de Viabilizze.

O foco da consultoria Viabilizze é facilitar a entrada de incorporadoras no novo mercado. Por meio de equipe composta por diversos profissionais como arquitetos, engenheiros, advogados e corretores de alto nível, a empresa oferece um atendimento completo, desde a seleção dos terrenos, elaboração do projeto do novo empreendimento e lançamento no mercado.

Antes mesmo da incorporadora receber opções de áreas para escolha, passa por assessoria para definir toda a estratégia de atuação no novo mercado. O serviço inclui o uso de uma metodologia que pode ser totalmente personalizada para cada incorporadora, entendendo exatamente quais ações trarão maior efetividade no menor prazo possível.

Entre as etapas que compõem a consultoria estão o desenvolvimento do conceito de cada empreendimento a ser lançado, com base no público-alvo, demandas do mercado, características do terreno para figurar e marcar a presença da incorporadora na nova cidade.

Segundo um dos idealizadores do Viabilizze, Fabrício Pavesi, arquiteto que já atuou em mais de 300 empreendimentos no litoral catarinense, a consultoria vai muito além de fechar áreas para permuta e desenvolver os projetos. “Este serviço permite à incorporadora ter em mãos um mapa do processo completo de incorporação e uma visão 360º de cada passo a ser dado para, em um curto espaço de tempo, negociar áreas, aprovar projetos e lançar o empreendimento em um dos mercados mais lucrativos do Brasil para incorporar”.

A consultoria
Uma das empresas que escolheu Porto Belo e Itapema para lançar os próximos projetos é a Lumma Construtora. Com 16 anos de história, é especialista no desenvolvimento de empreendimentos imobiliários com alta qualidade e grande lucratividade para seus investidores. Tem clientes hoje em 15 estados brasileiros e em 18 países, e é uma das construtoras mais renomadas de Santa Catarina, com atuação consolidada na Grande Florianópolis.

Além disso, em constante expansão, a Lumma Construtora, com a contribuição da Viabilizze, em um trabalho de 12 meses, concluiu o projeto de seu novo empreendimento de forma diferenciada, o Vitta Towers – primeiro lançamento da construtora em Itapema – e a parceria ainda resultou na seleção e permuta de novos terrenos.

Todo o processo contou com a assessoria da Arkidá Gestão de Investimentos, incluindo os estudos sobre a área e orientações nas propostas e, mais fortemente, no desenvolvimento do projeto. “Ingressar em uma nova cidade traz alguns desafios e para superá-los foi essencial trabalhar com um time de pessoas capacitadas e arrojadas que entendam que é necessário unir dois universos distintos rumo a um novo caminho juntos”, destaca o engenheiro civil Leonardo Mendes, diretor de operações e novos negócios da Lumma Construtora.

A diretora de projetos da Lumma, arquiteta Luiza Mendes, ressalta ainda que a atuação da consultoria foi fundamental para a entrada neste novo mercado. “Na criação do Vitta Towers e na busca incansável pela excelência dos produtos, foi fechada uma parceria com o arquiteto Fabrício Pavesi e sua equipe do Centro Integrado de Projetos (CIP), o que foi crucial para garantir o início desse novo momento com qualidade e sofisticação”.

Além da Lumma, a Viabilizze presta auxílio para outras incorporadoras, buscando contribuir para o sucesso destes empreendimentos. “A missão da consultoria é contribuir com a chegada destas novas empresas que geram renda, emprego, movimentam a economia e elevam o nível dos projetos, valorizando ainda mais o mercado imobiliário de toda a região”, enfatiza Patrícia Nunes, corretora de imóveis da Arkidá Gestão de Investimentos e idealizadora da Viabilizze Consultoria Especializada.