Blog do Prisco
Notícias

INDÚSTRIA DA MODA DE SC BUSCA NOVOS NEGÓCIOS NA COLÔMBIA

Representantes de indústrias catarinenses iniciaram nesta terça-feira (25) participação na ColombiaModa 2017, uma das principais feiras de moda e vestuário da América Latina, realizada em Medellín, na Colômbia. A feira tem 650 expositores de 90 países e reúne os segmentos moda íntima, moda praia e fitness, infantil, jeanswear, bolsas e acessórios, componentes, insumos e design. A missão, integrada por seis Estados, é articulada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) em conjunto com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Apex-Brasil.  

Ainda nesta terça-feira, representantes de indústrias também iniciaram encontros de negócios no pavilhão brasileiro. No total, foram registrados 29 encontros bilaterais. Participam da feira 23 marcas brasileiras, entre elas, as catarinenses LIVE!, Grupo Lunelli, Cia Hering e Brandili. Neste ano, a feira reúne 13 mil compradores provenientes de 55 países. A missão tem o objetivo de prospectar oportunidades de negócios, parcerias e fortalecer a rede de relacionamento na Colômbia e América Latina, incrementar o comércio do setor e monitorar tendências.

A Colômbia é a quarta maior economia da América Latina e uma das mais dinâmicas da região. A classe média colombiana duplicou, passando de 15% para 30% da população, e a taxa de pobreza foi reduzida de 50% para 35%. O setor têxtil colombiano é um dos mais relevantes da América Latina e representa um mercado de grandes oportunidades devido à situação atual de desenvolvimento econômico.

O rentável mercado de moda do país vizinho movimenta quase US$ 7 bilhões ao ano e cresce mais de 5% ao ano. Até maio, os colombianos gastaram mais de US$ 1,7 bilhão. Roupas e tecidos brasileiros podem ser vendidos à Colômbia com desgravação tarifária de até 100%. Mesmo assim, o Brasil ainda não figura entre os principais fornecedores desses produtos ao país vizinho. A maioria das compras vem da China, que responde por 52% da importação de roupas na Colômbia. Na América Latina, Peru, Honduras e México são os principais exportadores para o mercado colombiano.