Blog do Prisco
Destaques

Indústria de SC gera 31,1 mil vagas em 2024

Com um saldo positivo de 31,1 mil postos de trabalhos criados, a indústria foi o segundo setor da economia que mais gerou empregos em 2024 em Santa Catarina. O desempenho foi bem superior aos 3,7 mil postos de trabalho industriais criados em 2023, de acordo com dados do Observatório FIESC. Considerando todos os setores econômicos, o estado gerou 106,4 mil vagas.

“A indústria catarinense viveu um bom momento em 2024, impulsionada pelo crescimento de segmentos como a construção civil e também setores que se beneficiaram do ciclo de redução dos juros, iniciado em 2023 e encerrado em meados de 2024. Isso se refletiu na geração de empregos e também na elevação da renda das famílias”, explica o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

A construção civil foi o ramo que mais gerou oportunidades, com 6,1 mil vagas formais em 2024. O setor foi destaque ao longo do ano, e refletiu o bom momento do mercado imobiliário em SC, especialmente no litoral.

Segundo no ranking de empregos na indústria, o setor de equipamentos elétricos criou 3,8 mil empregos, impulsionado pela demanda interna. Análise do Observatório FIESC aponta, entre os fatores, a alta de 14,4% nas vendas de eletrodomésticos no acumulado de janeiro a novembro. “O setor foi estimulado pelo consumo das famílias e também pela demanda externa, especialmente por motores elétricos”, explica a economista Camila Morais, do Observatório FIESC.

Também favorecido pelo consumo das famílias e exportações, o setor de alimentos e bebidas encerrou 2024 com saldo de 3,5 mil postos de trabalho gerados. “SC exportou carnes de aves e suínos para novos mercados e também aumentou vendas a parceiros tradicionais como Filipinas e Japão. O crescimento das vendas em hipermercados, com destaque para os laticínios, também favoreceu o setor”, avalia Camila.

O maior nível de consumo estimulou também a indústria de produtos químicos e plásticos, com abertura de 3,4 mil vagas.

Outros setores

A geração de empregos no setor de serviços foi de 55,2 mil, enquanto no comércio o saldo positivo de vagas totalizou 20 mil. A agropecuária criou 76 postos de trabalho formais no ano passado.

Posts relacionados

Pacote do governo fortalece a indústria e o desenvolvimento do estado, avalia FIESC

Redação

Neste ano, 352 jovens do Programa Novos Caminhos já conseguiram trabalho em SC

Redação

Indústria de SC gera 40,3 mil empregos no ano até maio

Redação