Blog do Prisco
Manchete

Infraestrutura e saúde são os destaques no segundo dia de COMAC-SC

O segundo dia do Congresso dos Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (COMAC-SC), nesta quinta-feira, 28, foi marcado por importantes discussões distribuídas nas salas e plenárias do evento. Prefeitos de 140 municípios, além de vices, secretários, gestores públicos, servidores, especialistas e empresários se reúnem na Arena Opus, em São José, no evento que segue até amanhã.

Logo pela manhã, o painel “Rodovias, infraestrutura e diagnóstico” reuniu o superintendente regional do DNIT, Alysson de Andrade e o presidente da Fiesc, Mário César de Aguiar, o secretário adjunto de Infraestrutura, Ricardo Grando, e o secretario executivo da Fetrancesc, Renato Macedo, com mediação do prefeito de Ascurra, Arão Josino.

Para o presidente da Fiesc, Mário Cezar Aguiar, debates como esse são muito importantes pois hoje a infraestrutura é um gargalo para a competitividade do estado: “Santa Catarina é um estado pujante, em constante crescimento, que exporta muito, e precisamos ter melhores condições de competir lá fora, por isso é importante resolvermos a questão do custo logístico do nosso estado”. Já o secretario adjunto de Infraestrutura, Ricardo Grando, apresentou os primeiros resultados do programa Estrada Boa, que irá contribuir para o escoamento da produção e a mobilidade dos municípios catarinenses.

Na parte da tarde, destaque para o painel “Desafios da saúde pública catarinense”, que contou com as presenças da secretária de estado de Saúde, Carmen Zanotto, e do secretário nacional de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes de Medeiros Júnior, com mediação da presidente da Federação dos Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), Milena Lopes, que é enfermeira e prefeita do município de Vargem.

O secretário nacional apresentou as principais iniciativas do Governo Federal para possibilitar aos estados e municípios a cobertura integral de assistência primária à população. “Estamos simplificando todas as metodologias de cálculo para convencer os prefeitos e governadores a garantir o pleno atendimento da população à atenção básica, o que significa uma equipe para cada 2 mil a 2,5 mil habitantes. E nosso estado de Santa Catarina tem uma grande oportunidade de ampliar os serviços e garantir acesso universal ao Sistema Único de Saúde”, afirmou. “Os municípios são os que mais estão investindo em serviços e ações de saúde, muito mais do que a obrigatoriedade, assim como o governo do Estado, por isso a nossa luta é para recuperar o que historicamente Santa Catarina ainda não recebe o suficiente, que é o aumento dos recursos de alta e média complexidade”, defendeu a secretária Carmen Zanotto.

Ao longo de todo o dia, as diferentes salas do COMAC-SC discutiram temas como transformação digital, política de alfabetização, formação de professores, políticas de atenção à população em situação de rua, esporte e cultura. Nas salas de Boas Práticas, as prefeituras apresentaram suas iniciativas bem-sucedidas, selecionadas entre mais de 300 inscrições.

O dia encerrou com a reunião da FECAM com o Fórum Parlamentar Catarinense, com as presenças dos deputados federais Caroline de Toni (PL) e Pedro Uczai (PT), Jorge Goetten (PL) e Darci de Matos (PSD). Na reunião, foi apresentada a Carta aberta construída durante o COMAC-SC e foi aberto espaço também para manifestação dos prefeitos.

A banda Fórum fechou a noite com um show de músicas clássicas e contemporâneas. O COMAC-SC é uma realização realização do Sistema FECAM com patrocínio da Fepese, IPM Sistemas, BRDE, Ciasc, Sicoob, Aprende Brasil e Badesc.