Blog do Prisco
Manchete

Infraestrutura e saúde são os destaques no segundo dia de COMAC-SC

O segundo dia do Congresso dos Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (COMAC-SC), nesta quinta-feira, 28, foi marcado por importantes discussões distribuídas nas salas e plenárias do evento. Prefeitos de 140 municípios, além de vices, secretários, gestores públicos, servidores, especialistas e empresários se reúnem na Arena Opus, em São José, no evento que segue até amanhã.

Logo pela manhã, o painel “Rodovias, infraestrutura e diagnóstico” reuniu o superintendente regional do DNIT, Alysson de Andrade e o presidente da Fiesc, Mário César de Aguiar, o secretário adjunto de Infraestrutura, Ricardo Grando, e o secretario executivo da Fetrancesc, Renato Macedo, com mediação do prefeito de Ascurra, Arão Josino.

Para o presidente da Fiesc, Mário Cezar Aguiar, debates como esse são muito importantes pois hoje a infraestrutura é um gargalo para a competitividade do estado: “Santa Catarina é um estado pujante, em constante crescimento, que exporta muito, e precisamos ter melhores condições de competir lá fora, por isso é importante resolvermos a questão do custo logístico do nosso estado”. Já o secretario adjunto de Infraestrutura, Ricardo Grando, apresentou os primeiros resultados do programa Estrada Boa, que irá contribuir para o escoamento da produção e a mobilidade dos municípios catarinenses.

Na parte da tarde, destaque para o painel “Desafios da saúde pública catarinense”, que contou com as presenças da secretária de estado de Saúde, Carmen Zanotto, e do secretário nacional de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes de Medeiros Júnior, com mediação da presidente da Federação dos Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), Milena Lopes, que é enfermeira e prefeita do município de Vargem.

O secretário nacional apresentou as principais iniciativas do Governo Federal para possibilitar aos estados e municípios a cobertura integral de assistência primária à população. “Estamos simplificando todas as metodologias de cálculo para convencer os prefeitos e governadores a garantir o pleno atendimento da população à atenção básica, o que significa uma equipe para cada 2 mil a 2,5 mil habitantes. E nosso estado de Santa Catarina tem uma grande oportunidade de ampliar os serviços e garantir acesso universal ao Sistema Único de Saúde”, afirmou. “Os municípios são os que mais estão investindo em serviços e ações de saúde, muito mais do que a obrigatoriedade, assim como o governo do Estado, por isso a nossa luta é para recuperar o que historicamente Santa Catarina ainda não recebe o suficiente, que é o aumento dos recursos de alta e média complexidade”, defendeu a secretária Carmen Zanotto.

Ao longo de todo o dia, as diferentes salas do COMAC-SC discutiram temas como transformação digital, política de alfabetização, formação de professores, políticas de atenção à população em situação de rua, esporte e cultura. Nas salas de Boas Práticas, as prefeituras apresentaram suas iniciativas bem-sucedidas, selecionadas entre mais de 300 inscrições.

O dia encerrou com a reunião da FECAM com o Fórum Parlamentar Catarinense, com as presenças dos deputados federais Caroline de Toni (PL) e Pedro Uczai (PT), Jorge Goetten (PL) e Darci de Matos (PSD). Na reunião, foi apresentada a Carta aberta construída durante o COMAC-SC e foi aberto espaço também para manifestação dos prefeitos.

A banda Fórum fechou a noite com um show de músicas clássicas e contemporâneas. O COMAC-SC é uma realização realização do Sistema FECAM com patrocínio da Fepese, IPM Sistemas, BRDE, Ciasc, Sicoob, Aprende Brasil e Badesc.

Posts relacionados

FIESC abre inscrições para evento gratuito em Rio do Sul que apoia projetos sociais

Redação

Semana do assassinato de Kirk teve vereador de Florianópolis agredido

Redação

Evento que conecta pesquisa e indústria traz tecnologias inovadoras de SC

Redação