Blog do Prisco
Notícias

Infraestrutura, saúde e impulso à economia são as reivindicações do Planalto Norte

Líderes do PMDB ouviram pleitos de entidades durante a passagem do “15 em Movimento” pela região  

Investimentos em infraestrutura, saúde, educação e na geração de emprego e renda foram as principais reivindicações da região do Planalto Norte na passagem dos líderes do PMDB, no final de semana, por Mafra e Canoinhas. O chamado “15 em Movimento” pretende passar pelas 36 regionais de Santa Catarina para coletar os pleitos e oportunidades apresentadas por segmentos da sociedade.

“O mundo mudou, a sociedade está mudando e os partidos também precisam se reinventar. É por isso que estamos percorrendo o Estado para traduzir o sentimento da população, ouvindo entidades empresariais, universidades, hospitais, sindicatos, segmentos em geral para ouvir as demandas”, destacou o deputado federal Mauro Mariani, presidente estadual do PMDB.

entidades empresariais, universidades, hospitais, sindicatos, segmentos em geral para ouvir as demanda
Deputado diz que está visitando entidades empresariais, universidades, hospitais, sindicatos, segmentos em geral para ouvir as demandas

Mafra

Investimentos em rodovias como a BR-280, grande gargalo na região Norte, além de credenciamentos de serviços no Hospital de Mafra, ampliando o atendimento, foram algumas das reivindicações apresentadas por entidades. “É preciso também investir em tecnologia e inovação”, destacou  o vice-presidente Regional do Planalto Norte, Adelino Denk.
O presidente da ACIM, Antônio Carlos Tiburske, destacou a importância do evento. “Estamos sendo ouvidos e isto é essencial para encaminhar as políticas públicas necessárias para a região se desenvolver”.

Canoinhas

Na passagem por Canoinhas, os líderes se reuniram com estudantes e entidades na Universidade de Canoinhas para ouvir as reivindicações. Marcaram presença entidades empresariais e instituições sociais como a APAE. A universidade foi representada pela professora Fabiana Ludka. Ela reivindicou melhorias nas rodovias da região e a criação de um curso de Licenciatura em Pedagogia. Em discurso, Mariani destacou a participação das universidades comunitárias no desenvolvimento do Estado. “Em Santa Catarina, 70% das matrículas de graduação estão em entidades comunitárias como a Universidade do Contestado. A UNC, assim como outras universidades comunitárias, tiveram e têm papel fundamental na interiorização do ensino”, ressaltou ele.

Participaram da agenda o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Carlos Chiodini, o deputado federal Celso Maldaner, o estadual deputado Antônio Aguiar, o ex-senador Casildo Maldaner e o ex-governador Paulo Afonso.  Líderes regionais também participaram como o secretário da ADR de Canoinhas, Aloisio Salvatti e líderes locais.

Pra desenvolver a economia da região

Questionado sobre formas de impulsionar o desenvolvimento da região, Mariani destacou a criação do Fundo Constitucional do Sul como ferramenta de combate às desigualdades regionais em Santa Catarina. O deputado informou que o Ministério da Casa Civil autorizou a produção de medida provisória criando o fundo, que prevê linhas de financiamentos para projetos nos três estados do Sul. “Depois vamos submeter a MP à aprovação da presidência da República. Estamos otimistas”, diz Mariani, que prevê algo em torno de R$ 5 bilhões para os três estados. “São investimentos que irão beneficiar não só o Planalto Norte, mas toda a região do Contestado e também algumas cidades do Sul que não cresceram na mesma média do Estado”, observou o deputado.

A grande vantagem do fundo são as condições facilitadas de pagamento, juros baixos e prazos diferenciados, algo que já existe no Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Mariani ainda falou que é preciso entender também as oportunidades econômicas do Planalto Norte. “Não podemos negar a vocação para o extrativismo de base florestal, mas também entender o agronegócio, com a instalação de frigoríficos, como potenciais”, disse Mariani.