Blog do Prisco
Artigos

Inovação é fazer as ideias acontecerem

O que você fez hoje antes de ler esse artigo? Você acordou, desligou o botão da soneca do smartphone e, provavelmente, antes mesmo de sair da cama, deu uma olhada nas redes sociais. Depois do banho e café, segue para o trabalho de carro ou transporte público. Um dia comum no mundo atual.

Tudo o que você faz no seu dia-a-dia já passou por um processo inovador. Tudo. Limita-monos a relacionar inovação como algo tecnológico quando, na verdade, é mais que isso. A inovação não está apenas seu smartphone (onde você deve estar lendo este artigo). Está nas suas roupas, na sua locomoção, no que você come e, até mesmo, no seu modo de pensar e de agir. Basta analisar como éramos dez anos atrás para ver por quantas mudanças passamos.

A grande transformação nos dias atuais não é a inovação, e sim, a velocidade com a qual as coisas mudam. Estamos em um momento sem precedentes. Neste exato instante, há milhões de pessoas pensando em como criar algo novo, em como fazer diferente, em tornar o mundo mais prático e funcional, em todos os segmentos.

Especificamente na área de desenvolvimento econômico, a inovação é fundamental. Precisamos criar condições que favoreçam os investimentos, o aumento da produtividade e a competitividade diante o cenário mundial. Foi pensando nisso que, durante os três anos que estivemos à frente da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), traçamos estratégias para desenvolver Santa Catarina por meio do conhecimento e do empreendedorismo.

Hoje, parte do sonho de consolidar nosso Estado como pioneiro em inovação se torna realidade. Estamos inaugurando o Centro de Inovação de Jaraguá do Sul. Um projeto auspicioso, que passou por diversas transformações para se encaixar na realidade do Vale do Itapocu e, principalmente, projetar uma das regiões economicamente mais importantes do Estado para o mundo.

Saímos do discurso fugaz e arregaçamos as mangas para concluir o projeto. Encontramos diversas adversidades, tanto na parte estrutural, quanto no seu conceito, e readequamos. Trabalhamos para que a estrutura não se tornasse apenas um “elefante branco”, estruturando o ecossistema de inovação no Vale do Itapocu e em todo o Estado.

Com a união de esforços entre o poder público, setor privado e instituições de ensino, o Centro de Inovação irá fomentar ideias criativas, transformando-as em projetos, em startups de sucesso, além de fortalecer as empresas já consolidadas. Porque inovação não é somente falar sobre ideias, e sim, fazer as ideias acontecerem.

 

Carlos Chiodini – Deputado Estadual e líder do MDB na Alesc