Blog do Prisco
Artigos

Inovação para o desenvolvimento

Como vice-presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara Federal, vamos propor um amplo debate nacional sobre o impacto das novas tecnologias na educação e nas profissões. É muito difícil supor que qualquer país possa ter aspirações sem ter uma combinação certa de habilidades para o futuro, já que a era dos robôs está chegando e vai eliminar milhões de empregos.

O mercado de trabalho nunca mais será o mesmo com a indústria 4.0, que engloba inteligência artificial, internet das coisas, a computação na nuvem e a nanotecnologia. Em breve um robô vai entregar pizza no domingo, em um cenário que não pertence à ficção. Uma quantidade enorme de empregos será eliminada, uma vez que as empresas se automatizam cada vez mais com softwares poderosos e inteligência artificial, de tal modo, que se expandem empregando número muito menor de trabalhadores.

Em outra frente, a tecnologia está mudando o ensino, mas os sistemas educacionais – em especial o público – não estão acompanhando a transformação. O resultado é o desestímulo dos nossos estudantes, a exclusão e a evasão.

Para aprofundar esse importante debate e buscar formas de enfrentar essa realidade, a Comissão aprovou um requerimento de nossa autoria para criação da subcomissão especial para tratar do tema: Impactos da Sociedade 4.0 na Educação e nas Profissões do Futuro.

Um novo mundo se descortina com chegada das novas formas de inteligência e nós precisamos estar preparados para ele enquanto sociedade. Por isso, temos que ter na tecnologia e na inovação o caminho para transformar o nosso futuro.e

Angela Amin, deputada federal