Blog do Prisco
Destaques

Inscrições para o Congresso de Direito Constitucional e Legislativo estão abertas

Já estão abertas as inscrições para o Congresso de Direito Constitucional e Legislativo, evento que será realizado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em parceria com a União Nacional dos Legisladores e dos Legislativos (Unale), nos dias 7 e 8 de novembro, em Florianópolis. Os interessados podem se inscrever gratuitamente no site do evento.

O congresso reunirá nomes de destaque no Direito e autoridades do Judiciário e do Ministério Público, como o ex-presidente Michel Temer, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli, o procurador-geral da República Paulo Gonet, a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Edilene Lôbo e o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Marco Aurélio Buzzi.

A programação terá início no dia 7, uma quinta-feira, a partir das 8h30. Após a abertura oficial, ocorre uma mesa redonda com a participação dos deputados que participaram da elaboração da Constituição do Estado de Santa Catarina, que neste ano completa 35 anos. A realização do congresso é uma das ações programadas pelo Parlamento catarinense para comemorar a data.

Palestras e paineis
Todas as atividades do congresso ocorrerão do Palácio Barriga Verde, sede da Alesc. No decorrer do dia 7, estão programadas palestras sobre temas relacionados à Constituição, como o controle da constitucionalidade nas leis estaduais. A influência do Judiciário sobre o Legislativo, a prevenção e o combate à violência contra a mulher e o municipalismo serão outros temas do dia, que será encerrado com um painel sobre o controle externo exercido pelos tribunais de contas.

Confira aqui a programação completa do Congresso de Direito Constitucional e Legislativo

No dia 8, uma sexta-feira, haverá palestras sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), inteligência artificial e sua regulamentação, processo legislativo, medidas provisórias, entre outros temas. O dia programa, ainda, painéis da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Ministério Público e Tribunal de Justiça.

As atividades serão encerradas na tarde do dia 8, com a palestra do ministro do STF Dias Toffoli. À noite, o Parlamento promove sessão solene para a entrega do Título de Cidadão Catarinense ao desembargador Fernando Quadros da Silva, presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

Realização
Além da Assembleia e da Unale, também participam da organização do congresso a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alesc e a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira.

O presidente da CCJ, deputado Camilo Martins (Podemos), ressaltou a importância do evento e da comemoração dos 35 anos da Carta Magna estadual. “Vai ser um evento histórico, com palestrantes renomados do Direito que vão tratar de temas que afetam a todos”, comentou o parlamentar. “Vamos comemorar também os 35 anos da nossa Constituição, que é um marco para Santa Catarina. É uma Constituição muito sólida e consistente, e que merece ser celebrada.”

Posts relacionados

Escândalo de descontos não autorizados no INSS repercute na Alesc

Redação

Advogados defendem recuperação judicial para SPEs na incorporação imobiliária

Redação

Tradicional escritório de advocacia empresarial de Santa Catarina amplia áreas de atuação

Redação