Blog do Prisco
Coluna do dia

Insegurança pública

O terror sem precedentes vivido pelos catarinenses de Criciúma dever ser, no mínimo, um sinal de alerta para as autoridades. Não faz muito tempo, facções de bandidos paulistas tentaram se estabelecer no Estado para controlar o tráfico de drogas. Ações integradas, planejadas e com a mão forte do Judiciário desmontaram os planos da marginalidade que veio de fora.
O episódio de madrugada de ontem na maior cidade do Sul é diferente. Mas exige igual atenção e mobilização.
Pelas palavras do experiente coronel Araújo Gomes, ex-comandante da PMSC, trata-se de uma nova modalidade de Cangaço. Bandidos itinerantes, que, literalmente, tocam o terror por onde passam.
As cenas presenciadas em Criciúma são de inspiração hollywoodiana (aliás, isto é um outro capítulo – o banditismo, a violência e a sacanagem produzidas aos borbotões pela tal indústria cultural).
Não basta prender e desarticular esta quadrilha assustadora. É preciso investir pesado em inteligência para que as forças de segurança possam se antecipar aos próximos passos da bandidagem. Cada vez mais ousada e cada vez mais armada.

FRASE
“A forma mais eficiente e segura de combater esta modalidade criminosa é por meio do uso de inteligência policial para identificar, monitorar, antecipar e neutralizar estas quadrilhas antes que a ação ocorra, o que normalmente é difícil quando uma quadrilha de outra área começa a atuar em uma nova região ou quando uma nova quadrilha se forma.” Coronel Araújo Gomes, PMSC

Espetáculo circense
Quatro dias depois de um filiado histórico do partido assumir a Casa Civil do governo do Estado, a Executiva do PSD se reuniu e emitiu uma nota afirmando que o partido não é governo. Muito pelo contrário. Seguiria na oposição. Como assim? Estão imaginando que o catarinense é idiota.

DNA
O novo titular da Casa Civil tem longa história de serviços prestados ao partido. Estava na chefia de gabinete do presidente da Alesc, trabalhou com João Rodrigues em Chapecó e com César Junior na Capital. Pelo simples fato de se desfiliar do PSD do dia para noite, sua história política e ligações umbilicais com alguns dos principais cardeais da sigla não será apagada.

Sintonia
A solenidade de inauguração do Serviço de Radioterapia do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, instituição considerada referência em saúde na região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), reuniu duas parlamentares mulheres catarinenses que hoje despontam como estrelas da política. Sentadas lado a lado, as deputadas Paulinha (PDT), e a deputada federal, Carmen Zanotto (PODEMOS) trocaram confidências e conversaram inclusive a respeito de caminharem juntas para um futuro político.

Economia reage
O último relatório Focus do Banco Central revisou para cima pela 16ª semana consecutiva a média das expectativas de mercado para o IPCA de 2020, registrando 3,54%. Essa revisão vem sendo acompanhada pela atualização das expectativas do PIB para 2020, demonstrando uma queda inferior ao esperado no início da pandemia no país. A média das projeções do PIB alcançou variação de -4,50% em 2020. Em relação às expectativas para o ano de 2021, a mediana das projeções para o IPCA alcançou 3,47%, enquanto que para o PIB foi de 3,45%.