Blog do Prisco
Destaques

Instinto aguçado!

O instinto de sobrevivência política é capaz de produzir situações inusitadas e até mesmo impossíveis na concepção de um cidadão comum. Tome-se o caso da pré-anunciada aliança entre PSD e PSB com vistas à eleição majoritária de 2018. Noivado que tem tudo para levar o PP também para o altar no ano que vem. Este tripé, que poderia se transformar em quarteto se o PSDB encontrasse espaço na composição, mexeu com o PMDB. São claros os movimentos do PSD para isolar o aliado que, salvo engano, será o maior adversário no próximo pleito.

Assim que assumiu interinamente o governo, Eduardo Pinho Moreira lançou forte ofensiva sobre os tucanos Marcos Vieira, Napoleão Bernardes e Clésio Savaro (E). Além de afagar o nome com maior potencial hoje dentro da legenda, o joinvilense Udo Döhler.

Para o PMDB, o isolamento pode significar encolhimento. A perspectiva de anemia eleitoral produziu um milagre neste contexto. Moreira está todo prosa, amigão mesmo, do ex-arquirival Clésio Salvaro, que retomou a prefeitura de Criciúma. Não faz muito, os dois sequer respiravam o ar do mesmo ambiente!

Guinada

Nos últimos 15 anos, Moreira e Salvaro falaram muitas coisas um do outro, absolutamente impublicáveis. E mantiveram posição belicosa feroz, cada um em sua trincheira, sempre de olho no inimigo. O duelo, que teve lances do arco da velha, transformou-se em um dos maiores enfrentamentos políticos de Santa Catarina nos últimos tempos. Mas como na política o que prevalece são as amizades de ocasião, os dois agora estão aliados diante do cenário e das perspectivas eleitorais.

Liderança

Os movimentos de Eduardo Moreira visam a fortalecer sua liderança interna no PMDB. Para que possa ter mais influência na hora de decidir quem será o candidato a governador pela legenda. Não é necessariamente uma estratégia de fortalecimento de projeto pessoal.

Polêmica

A deputada federal Carmen Zanotto, vice-líder do PPS na Câmara, voltou a defender a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 134/15), do Senado Federal, que reserva vagas para mulheres no Legislativo. Carmen disse que a PEC está entre as principais propostas da Bancada Feminina para serem votadas neste mês março, que é dedicado à causa das mulheres.

Pauta

Esta semana, o Fórum Parlamentar Catarinense, pilotado pelo senador Dalirio Beber, recebeu o presidente da Acafe, professor Salésio Herdt. Ele apresentou à bancada os pleitos da entidade, com destaque para o Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (Proies).

Polícias contra

Os próximos dias terão um cronograma intenso de atividades em Brasília. Representantes do Sindicato dos Policiais e Servidores da Polícia Rodoviária Federal no Estado de Santa Catarina (SINPRF/SC), em conjunto com o Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Santa Catarina (SINPOL/SC), com a Associação dos Delegados de Polícia Civil de Santa Catarina (ADEPOL/SC) e com a Associação dos Delegados da Polícia Federal em Santa Catarina (ADPF/SC), farão um corpo a corpo com deputados catarinenses para propor a discussão da aposentadoria dos profissionais da segurança pública em separado. Os policiais não concordam com a reforma previdenciária proposta pelo governo. 

Posts relacionados

Neste ano, 352 jovens do Programa Novos Caminhos já conseguiram trabalho em SC

Redação

Com incentivo do Governo do Estado, produtor catarinense pode ter financiamento com juro zero no Plano Safra

Redação

Conexão entre Jorginho e Bolsonaro

Redação