Blog do Prisco
Destaques

Instituto do Mar é pauta em visita de Esperidião Amin a reitoria da Univali de Itajaí

O senador Esperidião Amin esteve conversando na manhã desta terça-feira (21), com o professor e reitor, Valdir Cechinel Filho, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Amin tratou de diversos assuntos e projetos que estão tramitando no âmbito da educação.

Um dos assuntos abordados durante o breve encontro, que contou também com a presença de outros diretores, foi a respeito do Instituto do Mar.

– Nós temos um litoral de mais de 500 quilômetros de extensão, diferenciado em relação, por exemplo, à nossa divisa com a Argentina. Ou seja, o mar territorial catarinense, a superfície, é o dobro da superfície territorial terrestre de Santa Catarina e o mar não é só peixe, não é só cultivo de ostra, onde nós somos campeões, até peixes, mas é de energia solar. Nós estamos tratando dessa regulamentação – disse Amin.

Durante o encontro, Amin ressaltou que Santa Catarina é privilegiado por se tratar de um grande estado litorâneo.

– Aquilo que nós fizemos com as fazendas marinhas temos que fazer. E Santa Catarina tem uma vantagem que nenhum outro Estado brasileiro tem: o litoral é cinco vezes maior do que a divisa internacional, que é o Extremo-Oeste. Então nós temos que nos acordar para isso. Eu sonhei com o Instituto do Mar. Hoje eu não desfaço o sonho, mas eu amplio. Tive o privilégio de conseguir aprovar a regulamentação da oceanografia, projeto que inicialmente era do Konder Reis. Ou seja, nós temos diante de nós os desafios da sustentabilidade na geração de energia – finalizou.

Foi um encontro muito salutar e proveitoso. A Univali prontificou-se a levantar informações a respeito do assunto para que a ideia deste projeto siga em frente e faça com que Santa Catarina seja referência neste segmento.

Esperidião Amin participou de evento da Marinha que apresentou a seção de qualificação do Programa Fragatas Classe Tamandaré

O senador Esperidião Amin participou nesta terça-feira (21), da cerimônia de apresentação da seção de uma das praças de máquinas da futura Fragata Classe Tamandaré. Este modelo de verificação reproduz em dimensões reais a referida estrutura do navio para ser qualificada pela Sociedade Classificadora e pelas normas e requisitos contratuais aplicáveis, e assim dar início à fabricação da embarcação ainda este ano.

Mais moderno e inovador projeto naval já desenvolvido no País, o Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT), conduzido desde 2017 pela Marinha do Brasil, executado pela Águas Azuis e gerenciado pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), prevê a construção, em território nacional, de quatro navios de alta complexidade tecnológica.

O evento foi realizado pela Marinha do Brasil e a SPE Águas Azuis – Sociedade de Propósito Específico composta pela thyssenkrupp Marine Systems, Embraer Defesa e Segurança e Atech. A cerimônia foi realizada na thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí.

Após o encontro, Amin deslocou-se para Brasília, onde retoma as atividades parlamentares da semana.

foto>divulgação

Posts relacionados

Univali aprova projeto de cooperação internacional com Universidade da Noruega

Redação

Univali tem 61 cursos de graduação classificados no Guia da Faculdade Estadão

Redação

Univali avança cinco posições no Ranking Universitário da Folha de São Paulo

Redação