Blog do Prisco
Destaques

Instituto do Mar é pauta em visita de Esperidião Amin a reitoria da Univali de Itajaí

O senador Esperidião Amin esteve conversando na manhã desta terça-feira (21), com o professor e reitor, Valdir Cechinel Filho, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Amin tratou de diversos assuntos e projetos que estão tramitando no âmbito da educação.

Um dos assuntos abordados durante o breve encontro, que contou também com a presença de outros diretores, foi a respeito do Instituto do Mar.

– Nós temos um litoral de mais de 500 quilômetros de extensão, diferenciado em relação, por exemplo, à nossa divisa com a Argentina. Ou seja, o mar territorial catarinense, a superfície, é o dobro da superfície territorial terrestre de Santa Catarina e o mar não é só peixe, não é só cultivo de ostra, onde nós somos campeões, até peixes, mas é de energia solar. Nós estamos tratando dessa regulamentação – disse Amin.

Durante o encontro, Amin ressaltou que Santa Catarina é privilegiado por se tratar de um grande estado litorâneo.

– Aquilo que nós fizemos com as fazendas marinhas temos que fazer. E Santa Catarina tem uma vantagem que nenhum outro Estado brasileiro tem: o litoral é cinco vezes maior do que a divisa internacional, que é o Extremo-Oeste. Então nós temos que nos acordar para isso. Eu sonhei com o Instituto do Mar. Hoje eu não desfaço o sonho, mas eu amplio. Tive o privilégio de conseguir aprovar a regulamentação da oceanografia, projeto que inicialmente era do Konder Reis. Ou seja, nós temos diante de nós os desafios da sustentabilidade na geração de energia – finalizou.

Foi um encontro muito salutar e proveitoso. A Univali prontificou-se a levantar informações a respeito do assunto para que a ideia deste projeto siga em frente e faça com que Santa Catarina seja referência neste segmento.

Esperidião Amin participou de evento da Marinha que apresentou a seção de qualificação do Programa Fragatas Classe Tamandaré

O senador Esperidião Amin participou nesta terça-feira (21), da cerimônia de apresentação da seção de uma das praças de máquinas da futura Fragata Classe Tamandaré. Este modelo de verificação reproduz em dimensões reais a referida estrutura do navio para ser qualificada pela Sociedade Classificadora e pelas normas e requisitos contratuais aplicáveis, e assim dar início à fabricação da embarcação ainda este ano.

Mais moderno e inovador projeto naval já desenvolvido no País, o Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT), conduzido desde 2017 pela Marinha do Brasil, executado pela Águas Azuis e gerenciado pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), prevê a construção, em território nacional, de quatro navios de alta complexidade tecnológica.

O evento foi realizado pela Marinha do Brasil e a SPE Águas Azuis – Sociedade de Propósito Específico composta pela thyssenkrupp Marine Systems, Embraer Defesa e Segurança e Atech. A cerimônia foi realizada na thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí.

Após o encontro, Amin deslocou-se para Brasília, onde retoma as atividades parlamentares da semana.

foto>divulgação