Blog do Prisco
Notícias

Instituto faz raio-X do quadro político em SC

Vencedor em Santa Catarina no ano passado, nos dois turnos, o tucano Aécio Neves continua sendo o preferido do eleitorado catarinense entre os presidenciáveis, de acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Paraná esta semana.
O senador minério venceria em todos os cenários, tanto na pesquisa estimulada (quanto o entrevistado visualiza os nomes tabulados) quanto na espontânea (quando o eleitor é instado a responder sem saber quem são os possíveis candidatos). Aécio tem mais de 30 pontos percentuais de vantagem sobre os outros candidatos mais bem colocados, que são Marina Silva e Lula da Silva. Também é de se considerar o desempenho de outros dois tucanos: José Serra, que chegou a 37% da preferência, e Geraldo Alckmin, que ficou com 34%. Isso em cenários distintos. Outro ponto a se destacar: Lula mal ultrapassa os dois dígitos entre os entrevistados pelo Instituto Paraná. Aécio Neves tem baixa rejeição: 17%. Marina Silva ultrapassou o patamar considerado limite, de 40%, enquanto o ex-presidente petista é rejeitado por 73% do eleitorado.
REJEIÇÃO E APROVAÇÃO
Os governos Dilma Rousseff e Raimundo Colombo também foram avaliados. A ex-mãe do PAC tem sua gestão desaprovada por espantosos 88,3% dos ouvidos na pesquisa. Os que aprovam a governança da ex-guerrilheira chegam a 9,4%. Já a situação do governador Raimundo Colombo é bem mais confortável. Sua administração tem aprovação de 64,4% contra 30,1% de desaprovação.
PARA O GOVERNO DE SC
Na corrida pelo governo catarinense, Esperidião Amin lidera, com 35,1% da preferência. Mas o que chama a atenção é o desempenho de Paulo Bauer, batendo na casa dos 30% (29,5%), sinalizando para um forte recall em relação ao pleito de 2014, quando por muito pouco ele não foi ao segundo turno contra Raimundo Colombo.
Sem Amin, Bauer dispara, chegando a 44,4% dos eleitores. Neste cenário, João Paulo Kleinübing arranca com 12%, Mauro Mariani com 10,5% e Claúdio Vignatti chega a 9,9%.
Para o Senado, que terá duas vagas em 2018, disputa apertada entre três nomes: Raimundo Colombo (43,8%); Esperidião Amin (37%) e Paulo Bauer (36,9%).

perfil de amostra

estimulada 1 estimulada 2 estimulada 3 estimulada 4 estimulada 5 estimulada 6 estimulada 7 estimulada 8 estimulada 9 estimulada 10 estimulada 11 estimulada 12 estimulada 13