Blog do Prisco
Notícias Últimas

Instituto PROA abre inscrição para curso online e gratuito que ajuda na conquista do primeiro emprego

ONG oferece 500 vagas para formação de jovens com idades entre 17 e 22 anos. Catarinenses de todas as cidades do Estado podem participar

As inscrições para a segunda edição do curso de formação do Instituto PROA em Santa Catarina iniciam na próxima segunda-feira, 2 de maio, e seguem até 26 de julho. As aulas estão previstas para começar no dia 1º de agosto. Nesta edição, serão oferecidas 500 vagas para jovens conquistarem seu primeiro emprego. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da ONG.

Online e gratuito, o curso, que acontecerá na Plataforma PROA, é destinado a jovens de 17 a 22 anos que estão cursando ou concluíram o 3º ano do Ensino Médio em escola pública e residem em qualquer cidade do Estado. Caso o jovem já tenha assinado a carteira de trabalho, mas esteja em busca de recolocação profissional, também poderá participar do processo seletivo. Ao fim do curso, os alunos estarão aptos a disputar vagas de posições de início de carreira e primeiro emprego em empresas parceiras do PROA.

“Participar da Plataforma PROA é uma oportunidade para que o jovem se torne protagonista de sua vida, mediante o aprendizado de conteúdos comportamentais, culturais e técnicos. A partir de uma ampla pesquisa com empresas de Santa Catarina e uma aproximação com o poder público de alguns municípios do Estado, entendemos quais são as competências necessárias para que os alunos estejam preparados para atender as reais demandas do mercado”, afirma a catarinense Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA.

Desde que passou a atuar no Estado, em dezembro de 2021, a ONG tem se dedicado a estreitar laços com cidades catarinenses para que mais jovens sejam beneficiados com o projeto que promove um desenvolvimento social mais sustentável e solidário. O Instituto já firmou parceria com representantes das prefeituras de Florianópolis, São José, Blumenau, Joinville e Itajaí. Em breve, será oficializado um acordo com as cidades de Gaspar e Lages. Dessa forma, o poder público também está envolvido na promoção de iniciativas do Instituto PROA.

Entre os parceiros da iniciativa privada, estão a catarinense BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, e mais de 80 empresas nacionais e internacionais.

“Como parceiros do PROA, estamos ajudando a inserir jovens qualificados no mercado de trabalho, auxiliando, assim, o futuro deles. A parceria está em linha com a agenda ESG da companhia, impactando positivamente as comunidades onde estamos presentes”, diz Thiago Pereira, gerente executivo de Talent & Learning na BRF.

O curso tem duração de três meses, com aulas gravadas de 1h30/dia, somando 7h30 semanais, que devem ser assistidas de segunda a sexta-feira, no horário que o aluno achar mais conveniente, além de um encontro semanal ao vivo com tutores em horários específicos. Os selecionados ganham material didático virtual, certificado de conclusão emitido pelo PROA.

“Eu indico muito o curso, porque ele realmente prepara para o mundo do trabalho. Entre outros temas, aprendemos a desenvolver habilidades socioemocionais. Com certeza, o PROA e toda essa experiência irão me ajudar a conseguir o meu primeiro emprego”, diz Arthur Kirchner da Silva, 17 anos, morador de Palhoça e que está na primeira turma do curso.

Por meio de aprendizagem ativa, os alunos ingressam em uma jornada sobre os temas: Autoconhecimento (20h), Planejamento de Carreira (20h), Projeto Profissional (20h), Raciocínio Lógico (20h) e Comunicação (20h).

O processo de seleção para iniciar o curso inclui duas etapas: primeiro, os jovens respondem um teste básico de Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico, depois é realizada uma análise comportamental, por meio de áudio enviado no WhatsApp sobre o motivo de interesse no PROA e como as aulas impactarão o futuro do candidato.

Instituto PROA – Fundado em 2007 por um grupo de empresários que compartilham o sonho de impulsionar jovens com poucas oportunidades a um futuro melhor, o PROA já formou mais de 9.500 pessoas e atua nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

SERVIÇO:

O quê: Oportunidade de primeiro emprego e recolocação de jovens no mercado de trabalho.

Quando: Inscrições no PROA de 02/05 a 26/07.

Inscrições: https://www.proa.org.br/plataforma-proa/

Mais informações: https://www.proa.org.br/

Crédito das Fotos: Guto Garrote / Divulgação