Blog do Prisco
Notícias Últimas

Instituto PROA recebe até 08 de março inscrições para capacitar jovens de escola pública ao primeiro emprego

Formação é gratuita e inicia em 14 de março. Aulas abordarão autoconhecimento, planejamento de carreira, projeto profissional, raciocínio lógico e comunicação, entre outros temas.

As inscrições para participar do curso de formação do Instituto PROA encerram no próximo dia 08 de março (terça-feira) e podem ser feitas gratuitamente no site da ONG. As aulas gratuitas e on-line iniciam logo em seguida, no dia 14, na Plataforma PROA, destinadas a pessoas de 17 a 22 anos que estão cursando ou concluíram o 3º ano do Ensino Médio em escola pública e residam em qualquer cidade do Estado.

Caso o jovem já tenha assinado a sua carteira de trabalho, mas no momento esteja em busca de colocação profissional também poderá participar do processo seletivo.

O curso tem duração de três meses, com aulas gravadas de 1h30/dia, somando 7h30 semanais, que devem ser assistidas de segunda a sexta-feira, no horário que o aluno achar mais conveniente, além de um encontro semanal ao vivo com tutores em horários específicos.

Por meio de aprendizagem ativa, os alunos ingressam em uma jornada sobre os temas: Autoconhecimento (20h), Planejamento de Carreira (20h), Projeto Profissional (20h), Raciocínio Lógico (20h) e Comunicação (20h).

O PROA também anuncia para o Estado uma grande novidade, a trilha técnica optativa, com 50h de aulas, apoiada por empresas parceiras. Compõem o conteúdo: Análise de Dados (iFood), Varejo (Via – Fundação Casas Bahia), Administração (P&G), Logística (P&G), UX Design (Accenture) e Promoção de Marcas (BrF).

A seleção para ingresso no curso inclui duas etapas: primeiro, os jovens respondem um teste básico de Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico, depois é realizada uma análise comportamental, por meio de áudio enviado no WhatsApp sobre o motivo de interesse no PROA e como as aulas impactarão o futuro do candidato.

Luiz Fernando Rodrigues dos Santos Ramos, 17 anos, foi um dos selecionados para integrar a primeira turma de formandos de Santa Catarina. Ele concluiu o ensino médio em 2021 e está cheio de expectativas para fazer o curso. “Quero obter novos conhecimentos para aplicá-los da melhor maneira possível em meu trabalho”, diz ele, que aguarda uma oportunidade para conseguir seu primeiro emprego.

Os selecionados ganham material didático virtual, certificado de conclusão emitido pelo PROA e, claro, terão acesso às vagas de emprego disponíveis em empresas parceiras do PROA. Entre os parceiros, estão a catarinense BrF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, e mais de 80 empresas nacionais e internacionais que também atuam no Estado.

Com sede em São Paulo, o PROA atua no Estado desde dezembro do ano passado com o objetivo de capacitar jovens para o seu primeiro emprego. É uma oportunidade fundamental para que esse público se torne protagonista de suas próprias vidas, mediante o aprendizado de conteúdos comportamentais, culturais e técnicos.

“Nossa chegada a Santa Catarina está marcada por otimismo. Fizemos uma ampla pesquisa com mais de 70 empresas e, a partir dela, entendemos quais são as competências necessárias para que os jovens estejam preparados para as reais demandas do mercado de trabalho”, afirma a catarinense Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA.

Durante os meses de janeiro e fevereiro, o Instituto fechou parceria com as prefeituras de Florianópolis, São José, Blumenau e Itajaí. A iniciativa estabelece um acordo de cooperação para que o poder público desses municípios também contribua com a divulgação do curso oferecido pela ONG.

Instituto PROA – Fundado em 2007 por um grupo de empresários que compartilham o sonho de impulsionar jovens com poucas oportunidades a serem protagonistas de suas carreiras, o PROA fornece formações gratuitas para maximizar a chance desse público construir um futuro melhor em todo o país e tem o desejo de concretizar o seu objetivo de capacitar mais de 400 mil jovens nos próximos anos.

 

SERVIÇO:

O quê: Oportunidade de primeiro emprego e colocação no mercado de trabalho para jovens;

Quando: Inscrições no PROA até 08/03/2022;

Início das aulas: 14/03/2022;

Inscrições:  https://plataforma.proa.org.br/

Mais informações: https://www.proa.org.br/